Foto em cima: António Ricardo Oliveira, administrador da OLI.
“Atualmente é a maior produtora de autoclismos da Europa do Sul e parceira dos maiores players mundiais de cerâmica sanitária”, afirma António Ricardo Oliveira, administrador da OLI, que representa a terceira geração na liderança. A fábrica funciona “ininterruptamente, 24 horas por dia, sete dias por semana” e tem “uma produção anual de 2 milhões de autoclismos e 3 milhões de mecanismos”. Mas o que verdadeiramente distingue a empresa no mercado é a aposta na inovação sustentável. Os negócios começaram com o avô António e o irmão Saul, que começaram a trabalhar na Cerâmica Vouga, foram sócios de uma empresa de metalomecânica e fundição e fundaram a Oliveira & Irmão em 1954. O momento decisivo chegaria em 1992, com o lançamento da função de dupla descarga do autoclismo a nível mundial. Esta foi “uma solução pioneira que contribuiu para a redução em 50% do consumo de água nas descargas do autoclismo, afirmando a empresa como uma organização marcada pela melhoria contínua, design e sustentabilidade”, afirmou.
Marca mundial
“Hoje, a OLI é uma marca mundial reconhecida por colocar a inovação ao serviço da sustentabilidade hídrica”, sublinha António Ricardo Oliveira. A aposta contínua em investigação e desenvolvimento permite à empresa “lançar continuamente melhores soluções para um futuro sustentável, nomeadamente ao nível da redução do consumo de água”, graças à “tecnologia patenteada e aos elevados padrões de qualidade de fabrico”. O crescimento internacional da OLI tem sido apoiado pelo Grupo Silmar, parceiro italiano que detém participação na empresa. “O Grupo Silmar é um parceiro estratégico ao nível da internacionalização e da inovação, desempenhando um papel determinante no apoio ao desenvolvimento do negócio”, refere António Ricardo Oliveira, acrescentando que a colaboração “estende-se igualmente à investigação e desenvolvimento, reforçando a capacidade de inovação e a competitividade da OLI a nível global”.
A sucessão familiar está a processar-se de forma estruturada. “A OLI encontra-se na terceira geração de liderança familiar, com três membros já plenamente integrados na gestão e na administração da empresa”, revela António Ricardo Oliveira.