Cronista
Francisco Seixas da Costa Embaixador
Francisco Seixas da Costa Um destino emergente 01.11.2018 Francisco Seixas da Costa
Algum Brasil sempre detestou o qualificativo de "país do futuro". E com razão. É um pouco como aqueles letreiros que, por graça, antigamente surgiam em algumas lojas: "Hoje não se fia, amanhã sim".
Francisco Seixas da Costa Um barómetro 27.09.2018 Francisco Seixas da Costa
É triste dizê-lo, mas neste referencial do estado do mundo em que a Assembleia Geral da ONU se transforma, poucas são as restantes vozes interessantes.
Francisco Seixas da Costa A diversidade europeia 30.08.2018 Francisco Seixas da Costa
A diversidade tem sido, historicamente, a grande riqueza da Europa. Nenhum espaço geográfico desta dimensão apresentou, até hoje, uma tão grande variedade de expressões culturais, linguísticas e institucionais como o continente europeu.
Francisco Seixas da Costa Que Brasil vem aí? 02.08.2018 Francisco Seixas da Costa
O Brasil de hoje vive marcado pelo fantasma de Lula. Só um milagre poderá possibilitar a sua candidatura. Se acaso viesse a ocorrer, as suas hipóteses de regressar ao Planalto não seriam poucas.
Francisco Seixas da Costa Negócios da China 05.07.2018 Francisco Seixas da Costa
A China, para uma potência da sua dimensão e interesses, surge em geral contida e sóbria na sua afirmação externa, onde é bem patente, por exemplo, a sua intervenção, quase discreta, nas temáticas do Médio Oriente.
Francisco Seixas da Costa Que Espanha vem aí? 07.06.2018 Francisco Seixas da Costa
Lá pela "nossa vizinha Espanha", ou pelos "nuestros hermanos", expressões do jornalismo sem imaginação, há agora um novo governo. É um executivo de oportunidade, no mais puro sentido do termo.
Francisco Seixas da Costa Por onde anda a Europa? 10.05.2018 Francisco Seixas da Costa
Para aquilo que os EUA de hoje definem como seu interesse prioritário, a União Europeia é praticamente irrelevante. E isso enfraquece fortemente a Europa.
Francisco Seixas da Costa A segunda fronteira russa 12.04.2018 Francisco Seixas da Costa
Obama herdou um mundo em que os Estados Unidos vinham a tentar libertar-se do custo político-militar de uma ocupação arbitrária do Iraque, sem mandato internacional, com as desastrosas consequências que isso veio a ter no equilíbrio estratégico da região.
Francisco Seixas da Costa A novela americana 15.03.2018 Francisco Seixas da Costa
Trump ter-se-á cansado de alguém com quem não tinha a menor intimidade, que discordava abertamente de algumas das suas posições em temas internacionais e que, de forma clara, mantinha com ele alguma procurada distância.
Francisco Seixas da Costa Quebrou-se o consenso europeu? 15.02.2018 Francisco Seixas da Costa 29
Mais do que um euroceticismo, prevalece hoje por cá uma espécie de eurocinismo, com o debate raptado por ironias bem-pensantes sobre Bruxelas e as suas instituições.