Tratamento de resíduos tóxicos
A FRASE...
PUB
"O ataque despropositado a Carlos Costa feito pelo PS (…) é uma tentativa de limpar os erros cometidos na primeira década deste século e tirar poder a quem ousa ser uma voz independente."
João Vieira Pereira, Expresso, 4 de Março de 2017
PUB
A ANÁLISE...
PUB
Um regime político trabalha com produtos perigosos e os resíduos dessas manipulações podem revelar-se mais tóxicos do que as matérias-primas que utiliza. O valor acrescentado pelos responsáveis políticos pode tornar produtos inicialmente inócuos em compostos que degeneram e se tornam nocivos, exigindo o recurso a processos de tratamento de resíduos tóxicos.
As eleições são, em democracia, o depurador mais comum: afastam os que falham sem ser preciso recorrer à violência. Esse purificador perde a sua função se quem ganha as eleições não é integrado na fórmula de Governo que, pelo contrário, é configurada pela conjunção dos partidos que perderam essas eleições, com programas que são incongruentes, que têm objectivos diferentes e que são incompatíveis, pelo que não geram uma orientação estratégica estável e coerente. É ainda possível recorrer à avaliação feita pelos dispositivos de regulação especializados, que têm como missão assegurar o cumprimento das normas estabelecidas e impedir que os indicadores, qualitativos e quantitativos, sejam manipulados e distorcidos para satisfazer os interesses de quem ocupa o poder. Também estas estações de tratamento de resíduos (supervisor bancário, Procuradoria da República, tribunais e Tribunal Constitucional, profissionais da informação) ficam bloqueadas nas suas funções quando o poder político põe em causa as suas indicações e prejudica deliberadamente o seu regular funcionamento - até as responsabilizar por terem deixado que o lixo se acumulasse.
PUB
Quem polui sabe como e quando o fez. Se quer ocultar a origem e o tempo das descargas poluentes, compreende-se que rejeite o tratamento dos resíduos tóxicos porque isso iria identificar os responsáveis. A conclusão é simples: o poder das ilusões vai proclamar que o aterro tóxico é um jardim florido. O poder é ocupado, mas não é exercido - oculta o lixo e esconde a origem da poluição.
PUB
Este artigo de opinião integra A Mão Visível - Observações sobre as consequências directas e indirectas das políticas para todos os sectores da sociedade e dos efeitos a médio e longo prazo por oposição às realizadas sobre os efeitos imediatos e dirigidas apenas para certos grupos da sociedade.
Mais Artigos do autor
Mais lidas
O Negócios recomenda