Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Negar a evidência

27.09.2022

O que Fernando Teixeira dos Santos agora confirma não é diferente do que podia ser deduzido com as informações disponíveis na época.

As diferenças nas semelhanças 

20.09.2022

As semelhanças fazem as rimas, mas a vantagem estratégica pertence a quem se baseia nas diferenças para fazer agora o que antes não era possível. Foi isto que Putin não percebeu, como Hitler antes dele.

O teste dos factos

13.09.2022

O laboratório espontâneo que foi Portugal mostrou quem reprovou na disciplina de ciência política, mas ainda falta fazer a avaliação do que esses fizerem perder - em tempo, oportunidades e capitais - por não se submeterem ao teste dos factos.

A surpresa com a evidência

06.09.2022

Os responsáveis pelas nacionalizações sabem, sempre souberam, que a alquimia da transformação da dívida em capital é um truque de circo, não é uma estratégia de crescimento e de modernização da economia e da sociedade.

Reformas para quê?

30.08.2022

O poder democrático, na versão da maioria absoluta do Partido Socialista, não produz reformas estruturais que estimulem a competitividade e a produtividade porque não sabe como usar a moeda única europeia para sustentar o crescimento económico e para evitar a falência do Estado.

A violência dos que perdem

23.08.2022

O que a Rússia de Putin está a fazer com a invasão da Ucrânia e com a oferta de material militar aos Estados que apoiarem Putin são interessantes adendas aos manuais do comunismo e convergem com o que foram as práticas e os argumentos do nazismo.

O novo imperialismo da Rússia e da China

18.08.2022

O que os responsáveis por este novo imperialismo da Rússia e da China não reconhecem é que ao abrirem esta disputa pela ocupação do centro hegemónico do mundo no século XXI estão a destruir as condições do crescimento económico, que precisam de mercados abertos e de relações de cooperação, reguladas e supervisionadas por instituições internacionais.

Diplomacia no recreio da escola

10.08.2022

Na crise da ordem mundial, o primeiro passo deverá ser denunciar a indigência ética e a imaturidade política dos que colocam o terrorismo no poder.

O tempo e o modo

02.08.2022

O tempo foi favorável ao PS, mas o modo de exercício do poder continua a não ter o impulso da reforma modernizadora: é o modo que degrada o tempo e oculta as oportunidades.

A mudança na política

26.07.2022

A escala estratégica para a política já não é o Estado nacional, mas sim a união dos Estados - e é na estruturação da união que está a condição de defesa e de promoção das condições do crescimento económico.

A sobreposição de crises

18.07.2022

É a sobreposição das crises que determina o que os poderes institucionais, nas nações e na União, podem fazer.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio