Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A maioria incoerente

13.09.2021

Uma maioria incoerente que não tem estratégia de modernização e que só apoia o Governo porque este não reforma, mas que impede a formação de alternativas para que não haja reformas, é a fórmula menos eficiente para o exercício do poder democrático em tempos de mudança.

A natureza da crise

07.09.2021

Ortega y Gasset dizia “eu sou eu e a minha circunstância, e se não salvo esta não me salvo a mim”. Quando o PS se fixa na sua identidade e ignora a sua circunstância, não se salva nem percebe o que mudou na sua circunstância.

Estabilidade na estagnação

31.08.2021

Se a despesa pública cresce, a extracção fiscal se intensifica e a dívida pública aumenta sem que haja crescimento económico, o Estado em regime de partido dominante nunca será a solução porque é o problema.

A desordem do mundo

24.08.2021

Quando Donald Trump estabeleceu um acordo com os talibãs, em Fevereiro de 2020, para a retirada das forças americanas do Afeganistão, julgava estar a concretizar o seu objectivo de fazer a América grande outra vez pela via do isolacionismo.

Recuperar ou reconstruir

16.08.2021

Será preciso reconstruir a sociedade, para que os cidadãos eleitores saibam o que escolhem quando votam, conheçam o que as suas preferências implicam.

O dilema da descontinuidade

10.08.2021

Ninguém pode estar confiante que o Plano de Recuperação e Resiliência seja o suporte que conduzirá o PS à vitória e António Costa à glória. Pelo contrário, poderá vir a ser a prova de que, eles e nós, não esqueceram nada e não aprenderam nada.

Inquérito ou ocultação

26.07.2021

Quando a lei é escrita por republicanos, terá de se aceitar que a ética republicana será o que for conveniente para os republicanos. É o problema da serpente que engole a sua própria cauda.

O passado no presente

20.07.2021

Pior do que serem criminosos é a evidência de terem sido incompetentes. Há heranças que implicam a ruína dos herdeiros. O melhor é repudiá-las, provar que não se é da família. 

O centro e as frentes

12.07.2021

A dívida acumulada torna inviável a possibilidade de uma resposta com recursos nacionais, mas as frentes de esquerda e de direita recusam reconhecer que as memórias que têm dos anos 1970 já não têm qualquer interesse para o que se passa nos anos 2020.

Os blocos laterais

05.07.2021

Se quiser reformar, encontrará a oposição dos que lhe asseguram a maioria parlamentar. Se quiser sair dessa aliança, perde tudo e será criticado pela sua incompetência no exercício do poder que os outros partidos lhe ofereceram.

Recuperar ou modernizar

30.06.2021

Depois da crise sanitária e das suas consequências económicas, não se tratará de recuperar, mas de modernizar, não se tratará de distribuir, mas de competir.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio