Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Sem uma ideia para Portugal

31.01.2023

Mário Soares tinha uma ideia para Portugal e nunca precisou de dizer qual era, mas todos acreditaram que tinha. António Costa não diz nem mostra qual é a ideia que tem para Portugal.

Maioria absoluta avariada

23.01.2023

As maiorias absolutas de um só partido avariam porque revelam o que está oculto na retórica do partido que conseguiu esse resultado extraordinário.

Responsabilidade política

16.01.2023

No Governo ou no grupo parlamentar, a responsabilidade política de cada um começa por ser individual mas logo que um erro é cometido, por imprudência ou por intenção deliberada, essa responsabilidade política individual passa a ser uma responsabilidade colectiva, é uma responsabilidade do partido.

Cooperação institucional

09.01.2023

É verdade que o Presidente da República pode dissolver o Parlamento para assegurar o regular funcionamento das instituições democráticas, mas não será menos óbvio que interromper uma legislatura com maioria absoluta de um só partido não será contribuir para o regular funcionamento das instituições democráticas.

Sem desculpa

04.01.2023

A sociedade portuguesa é clientelar e dependente das políticas distributivas controladas pelo poder político.

A armadilha da maioria absoluta

27.12.2022

A maioria absoluta é uma armadilha para o regime democrático porque estimula uma oposição do tipo “quanto pior, melhor” e torna esse poder político, baseado na maioria absoluta, insensível ou indiferente aos sinais de crise, incapaz de ser inovador e criativo porque não encontra interlocutores que estejam interessados em negociar com quem já tem maioria absoluta.

A política na economia

20.12.2022

Nem Pizarro Beleza nem Horta Osório mostraram o papel da política na formação das divisões e dos conflitos que prejudicam o aproveitamento das capacidades existentes e das potencialidades abertas porque cada protagonista político e cada partido quer apropriar para si a atribuição da autoria da iniciativa política que orientou e promoveu essa progressão económica e social.

Histórias mal contadas

12.12.2022

Com o que se sabe agora sobre o que foram as atitudes e os comportamentos dos responsáveis políticos e dos reguladores financeiros nas crises do BES e do Banif, não se pode continuar com a ilusão de que o interesse nacional é superior à obsessão político-partidária.

A política do possível

06.12.2022

A Roménia quer crescer, Portugal prefere distribuir. No imediato, não há diferença relevante nos resultados obtidos. Mas essa escolha tem consequências inevitáveis desde que é feita: a prazo, quem cresce continuará a crescer, mas quem preferir distribuir vai ficar sem nada para distribuir.

A realidade da ilusão

29.11.2022

A fantasia da modernização da sociedade e da economia em Portugal já teve muitos episódios ao longo da História, e perde-se mais tempo a procurar explicar as razões desses fracassos do que a estabelecer as condições efectivas da modernização.

Acertar as contas

21.11.2022

A verdadeira natureza do PS é a que se revela com a sua maioria absoluta: quando não precisa de negociar apoios, o PS é respeitador virtuoso dos equilíbrios fundamentais na economia.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio