Cronista
Joaquim Aguiar
Joaquim Aguiar Polarização e moderação 15.04.2019 Joaquim Aguiar
Na sua história, Portugal só cresceu quando se abriu ao exterior e quando o exterior lhe deu a escala que não tem dentro das suas fronteiras. É esta capacidade para interiorizar o exterior que decide o lugar de Portugal no mundo.
Joaquim Aguiar As novas ameaças 08.04.2019 Joaquim Aguiar
A democracia é pluralista quando é reconhecido que nenhum partido, por mais expressiva que seja a sua votação, por si ou em aliança com outros, apropria a legitimidade política numa sociedade.
Joaquim Aguiar O óbvio ululante 03.04.2019 Joaquim Aguiar
É Poul Thomsen, o negociador por parte do FMI, que nos vem recordar que "houve um claro entendimento sobre o que é que a maioria política em Portugal poderia apoiar. E isso permitiu que, quando se deu uma mudança de governo mais tarde, não se realizassem praticamente mudanças no programa.
Joaquim Aguiar Os erros de diagnóstico 27.03.2019 Joaquim Aguiar
Os banqueiros foram incompetentes e imprudentes, mas foram os políticos que não corrigiram os desequilíbrios que não podiam desconhecer e que se serviram dos recursos dos bancos para encobrir os erros de política económica e de modelo de desenvolvimento.
Joaquim Aguiar Fim de época 20.03.2019 Joaquim Aguiar
Em termos políticos, o fim de época é também um tempo de incerteza generalizada, no qual um erro de cálculo sobre o que são os pontos fortes e fracos de cada parte já não tem margem de recuo.
Joaquim Aguiar Discursos e formas políticas 18.03.2019 Joaquim Aguiar
Não se faça da União Europeia o que ela não é porque isso só serve para não se aprofundar o que ela é: uma plataforma de políticas comuns, supranacionais, que responde a desafios que nenhum dos Estados europeus pode enfrentar.
Joaquim Aguiar O partido do meio 25.02.2019 Joaquim Aguiar
Afinal, verifica-se que são sempre os mesmos, que continuam há demasiado tempo, sem mostrarem arrependimento ou vontade de aprender. Não se pode esperar que repetindo o mesmo com os mesmos se obtenham resultados diferentes.
Joaquim Aguiar Mundo novo 18.02.2019 Joaquim Aguiar
O que foi o Novo Mundo das descobertas e da expansão europeia é agora a origem de um mundo novo que deixa a Europa sem a garantia da Aliança Atlântica e sem tempo para passar da promessa à realidade económica e militar da integração europeia.
Joaquim Aguiar Passado e futuro 13.02.2019 Joaquim Aguiar
O que se sabe do passado pode ser útil como indicação negativa do que não se deve fazer para não o repetir no que só poderia ser uma farsa quando já não há condições para a sua repetição.
Joaquim Aguiar Democracia e interesses particulares 06.02.2019 Joaquim Aguiar 29
O interesse analítico do caso da CGD está no facto de ter existido e operado em diferentes regimes políticos, sempre com uma escala que lhe assegurava uma posição de relevância na economia portuguesa.

Marketing Automation certified by E-GOI