Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Conquista e exercício do poder

13.01.2021

Os contrastes e as polarizações das campanhas eleitorais tornam-se obstáculos para a mobilização de vontades e para a utilização dos recursos quando se passa da conquista para o exercício do poder.

Interiorizar o exterior

07.01.2021

Também os partidos políticos e os seus protagonistas terão de ajustar as suas propostas programáticas e as suas escolhas estratégicas para poderem ter uma acção útil no novo campo de possibilidades que ficar definido quando a peste for dominada.

O paradoxo da União

29.12.2020

A paralisação das sociedades por efeito de uma crise sanitária que se desenvolve por contágio não tem resolução enquanto a peste não desaparecer. O congelamento das economias por efeito dos confinamentos que encerram empresas e impedem o funcionamento dos mercados não permite retomar a normalidade das relações económicas.

A política na crise

28.12.2020

Na crise de 2021, os anteriores constrangimentos já não estarão activos, mas a escala e a profundidade da contracção do campo de possibilidades já não serão compatíveis com o reversionismo, a descontinuidade impede a reposição.

Evolução na descontinuidade

10.12.2020

Os Estados nacionais terão de escolher entre o distributivismo interno sem futuro e a competitividade que os torne espaços de atractividade para os capitais que se deslocam nos espaços económicos globais.

A repetição do mesmo

26.11.2020

O PS integrou numa plataforma maioritária dois pequenos partidos que não contribuíram com novas ideias de desenvolvimento e de modernização, mas usam o exercício de aprovação parlamentar do Orçamento para fazerem uma festa de “bar aberto”.

A verdade da mentira

19.11.2020

A mentira de André Ventura consiste em dizer que está contra o "sistema" quando este se está a desintegrar porque se desactualizou, porque perdeu a relação com a realidade. É uma mentira que esconde a verdade da incompetência política de quem não sabe o que fazer com o que está a acontecer.

A democracia dividida

11.11.2020

Ele [Trump] identifica os eleitores que podem ser mobilizados em função das suas inseguranças e angústias e oferece-lhes o programa político que promete realizar as suas expectativas. É o método da demagogia que produz fanáticos.

As maiorias incoerentes

05.11.2020

As maiorias incoerentes são tão instáveis que se tornam a melhor defesa dos governos minoritários: estes serão instáveis, mas têm um responsável pela rota seguida. Antes só que mal acompanhado.

Incerteza e responsabilidade

29.10.2020

Nos tempos de incerteza e de inevitável transformação, é maior a responsabilidade da política (que trabalha com a realidade efectiva das coisas) e dos políticos (que não se podem refugiar num labirinto de espelhos em que, para onde quer que olhem, só se vêem a eles próprios).

Excepção e emergência

22.10.2020

A peste veio confirmar o que todos já deviam saber: há várias esquerdas, como há várias direitas. Podem somar-se em maiorias de conveniência, mas isso não é o mesmo que ter coerência para responder à emergência.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio