Anteontem
Jorge Marrão O medo que divide 12.11.2018 Jorge Marrão
Este é um resultado da geringonça. Cumpre o Tratado Orçamental, mas está contra a sua formulação. Vivemos numa sociedade em que se está contra, mas por oportunismo vota-se a favor.
Joaquim Aguiar Fragmentação do Ocidente 12.11.2018 Joaquim Aguiar
A actual liderança americana conduziu a sociedade para a vizinhança de um ponto de guerra civil, que não será disputada para impedir novas vagas migratórias.
Joaquim Aguiar O padrão monetário 08.11.2018 Joaquim Aguiar
Um padrão monetário (ouro, dólar, bancor ou euro) não é uma questão de soberania nacional, é um dispositivo de gestão de equilíbrios e um promotor de disciplina política.
José M. Brandão de Brito Bolsonaro e a divisão do Brasil 07.11.2018 José M. Brandão de Brito
Só foi preciso uma crise económica para que o enorme descontentamento social adquirisse uma expressão política radical. No Brasil, deu pelo nome de Bolsonaro; nos EUA, de Trump; em Itália, de Salvini e Maio. Terá parado por aqui?
Há 2 semanas
Jorge Marrão A derrota do "mainstream" 29.10.2018 Jorge Marrão 85
A direita e centro direita estão a carpir por não serem ouvidas, ainda que os seus representantes mediáticos estejam sempre com uns tiques de mainstream "esquerdóide".
Há 3 semanas
José M. Brandão de Brito O TARGET italiano a não abater   22.10.2018 José M. Brandão de Brito 40
Para domar a rebeldia orçamental de Itália bastaria aos líderes europeus nada fazer. A pressão exercida pelos mercados sobre as finanças italianas levaria o governo a hastear a bandeira branca sob pena de ter de se ejetar do euro.
Joaquim Aguiar O lugar geométrico 22.10.2018 Joaquim Aguiar
Pela sua natureza, a União Europeia, nas suas instituições e nas suas condições de funcionamento, é incompatível com o nacional-populismo. Os lugares geométricos (dos partidos, do eleitorado, da legitimidade) para as eleições europeias serão outros.
Há 1 mês
Joaquim Aguiar A História continua 08.10.2018 Joaquim Aguiar
Trump não é um traidor ao serviço dos soviéticos ou dos seus herdeiros russos. Ele é um representante de uma facção da sociedade americana atemorizada com a sua decadência demográfica e assustada com a imigração.
Jorge Marrão Política e processos judiciais 08.10.2018 Jorge Marrão
A vida económica está no fio da navalha e as oportunidades de crescimento salarial serão apenas de décimas nos próximos tempos. A ordem vai ter de surgir, sob pena de se cingir a democracia apenas a eleições livres.
Há 1 mês e 2 semanas
Paulo Carmona Outra vez a cigarra e a formiga? 26.09.2018 Paulo Carmona 27
Há sinais de desaceleração evidentes na economia europeia, Trump é um Joker errático, um elefante numa loja de porcelana num instável equilíbrio mundial, a guerra comercial espreita, o Irão e o petróleo aquecem e a subida de juros é uma certeza.