Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Mão visível
Notícias desta secção

Será sina?

Cabe ao Governo e à classe política atuar, mas tenho mais esperança no trabalho que as academias, fundações, associações e outros órgãos da sociedade civil possam produzir. Já tarda. Procrastinar eternamente não pode ser a nossa sina.

Bola de cristal

Não temos bola de cristal que nos indique quanto tempo demoraremos a restabelecer os equilíbrios e padrões de evolução das variáveis que pretendemos, mas sabemos que, por isso mesmo, nesta fase há que ser prudente.

Negar a evidência

27.09.2022 Joaquim Aguiar

O que Fernando Teixeira dos Santos agora confirma não é diferente do que podia ser deduzido com as informações disponíveis na época.

Deus ex-machina

22.09.2022 Álvaro Nascimento

O tema da equidade social é distinto e só tangencialmente se relaciona com os mercados: por via do poder conferido a cada um para pronunciar as suas vontades e as suas escolhas, ou seja, participar livremente nos mercados. 

Sai mais um bode

21.09.2022 Paulo Carmona

Há muita falta de verdade na política atual. Populismos, branqueamento, condicionamentos, respostas fáceis e menorização dos cidadãos. E muitos bodes expiatórios…

As diferenças nas semelhanças 

20.09.2022 Joaquim Aguiar

As semelhanças fazem as rimas, mas a vantagem estratégica pertence a quem se baseia nas diferenças para fazer agora o que antes não era possível. Foi isto que Putin não percebeu, como Hitler antes dele.

Expropriação (quase) consensual

Num país carente de capital, esta alteração das regras de jogo terá efeitos no futuro colocando incerteza adicional desnecessária sobre as decisões de investimento. É também iníqua com efeitos sobre a distribuição ao não beneficiar apenas os agentes que precisam de ajuda.

A pobreza das políticas

14.09.2022 Paulo Carmona

Falta pensar o crescimento. Pensar e agir no ganhar rendimentos e não apenas em sonhar gastar o que não temos, como se fôssemos um país rico com roupas rotas de pobre.

A grande conciliação

14.09.2022 Jorge Marrão

O momento deverá ser de conciliação dos moderados da esquerda e da direita, que devem ser exemplo em democracia com alternativas responsáveis, e a agenda política terá de ser de transformação criativa das instituições conservadores.

O teste dos factos

13.09.2022 Joaquim Aguiar

O laboratório espontâneo que foi Portugal mostrou quem reprovou na disciplina de ciência política, mas ainda falta fazer a avaliação do que esses fizerem perder - em tempo, oportunidades e capitais - por não se submeterem ao teste dos factos.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio