Trabalhar sobre objectivos
País precisa cada vez mais de trabalhar sobre objectivos e não sobre o cumprimento de um horário. Se não temos objectivos concretos e devidamente compensados, não adianta trabalharmos mais
Na semana passada escrevi um artigo que motivou um pedido especial de uma leitora que gostava de satisfaze-lo, pois segue a lógica do artigo, e pode vir a ajudar na reflexão que é necessária sobre o que são objectivos e como devemos trabalhar sobre um determinado objectivo.
Como referia no artigo da passada quinta, um objectivo não é trabalhar 12h por dia. Essa talvez seja a necessidade para atingir um objectivo, mas não tem porque sê-la. Um objectivo deve ser algo tangível no tempo, e no mínimo com um segundo objectivo, que é o de fazer com que a nossa empresa seja rentável, e continue a crescer.
Se realmente trabalha por objectivos, verá que passará a dizer "não" a muitas coisas, e passará a dedicar o seu tempo de uma forma muito mais focada. Poderá inclusive constatar que fica com mais tempo para dedicar ao seu objectivo. Se ainda não sentiu nada disto é porque dificilmente trabalha por objectivos.
Um exemplo de um objectivo pode ser: ter 5 reuniões por semana com clientes, ou conseguir alcançar a facturação que disse que ia alcançar num determinado período de tempo. Esta ultima exige, não só tentar vender, como antecipar o incumprimento da meta definida, e refazer a estratégia para poder cumprir com o objectivo. Não se trata de "tentei chegar ao objectivo, mas não consegui", mas sim, "como não conseguia chegar ao objectivo, mudei a estratégia para consegui-lo".
Se estivermos focados num determinado objectivo, identificamos que podemos fazer muito mais por ele. As pessoas dedicadas a um determinado trabalho alcançam sempre mais vitórias, pois estão focadas. Um exemplo disso, é querer marcar as tais 5 reuniões por semana, e ao mesmo tempo estar a fazer todo o restante trabalho que é habitual no dia-a-dia. Isso é simplesmente impossível. Se temos esse objectivo, ou estamos focados a fazer marcações e a ir a reuniões, ou caso não consigamos despender tempo na marcação de reuniões, devemos ter um suporte de telemarketing que cumpra com essa tarefa.
Igualmente podemos fazer muito mais por um determinado serviço ou produto, se realmente estivermos apenas concentrados nessa matéria. O querer fazer de tudo um pouco, não resulta e tenho tido muita experiência nisso. O que sinto, e já o identificava nas pessoas mais velhas, é que quanto mais velho, mais focados ficamos, porque aprendemos precisamente com o tempo, que não conseguimos fazer tudo ao mesmo tempo. Se falar com uma pessoa mais nova, verifica que tudo é possível, e se falar com uma pessoa mais velha e com mais experiência no mercado, já começa a ouvir alguns "nãos" precisamente porque essa pessoa já identificou, durante o seu percurso profissional, que não consegue fazer tudo e que são necessários recursos adequados para cada objectivo.
Outra questão está em como definir objectivos para que sejam cumpridos. O melhor exemplo que posso dar é a função pública. Porquê que a Função Pública não atinge objectivos e é desorganizada e pouco rentável quando comparada com o sector privado? O grande problema centra-se na falta de objectivos, mas não basta definir objectivos para resolver este problema. Para além de se definirem objectivos, temos de definir as devidas compensações quando os objectivos se alcançam, para que os trabalhadores estejam motivados em alcançar os objectivos propostos. Isto não é nenhum segredo, pois a diferença que se encontra entre o público e o privado, é precisamente a falta de motivação que referia no artigo anterior, e a falta de compensações aquando do cumprimento dos objectivos.
O nosso país precisa cada vez mais de trabalhar sobre objectivos e não sobre o cumprimento de um horário. Se não temos objectivos concretos e devidamente compensados, não adianta trabalharmos mais. Não se trata de mais, mas sim de melhor. Veja o exemplo dos países nórdicos, que sempre refiro. Às 17h estão todos a sair do escritório e não é por isso que não são produtivos.
Dicas
1. Defina objectivos e trabalhe sobre eles independentemente do tempo que dedica a esses objectivos. Organize-se da melhor forma para os alcançar e defina uma estratégia.
2. Quem cumpre com objectivos deve ser devidamente compensado, caso contrário não estará motivado para os alcançar.
Envie para o "e-mail" jng@negocios.pt todas as suas questões, dúvidas ou experiências sobre "vender com ou sem parceiros
*Fundador e líder executivo da Zonadvanced - Grupo First
Mais lidas