pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

A próxima guerra será sobre o controlo da água doce

Poluição, barragens e outras infraestruturas, alterações climáticas... tudo fatores que contribuem para a escassez das reservas hídricas. E, com isso, os conflitos armados estão a aumentar. Europa aposta numa diretiva europeia e Portugal na gestão partilhada com Espanha. Será isso suficiente?

09 de Junho de 2021 às 11:00
Alqueva
Alqueva Hugo Rainho
  • Partilhar artigo
  • ...

As reservas hídricas não são eternas. Poluição, alterações climáticas... fatores que influenciam (e fazem diminuir) as reservas existentes. O que já está a provocar conflitos (armados em vários pontos do globo). Aliás, como refere Carla Graça, vice-presidente da ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, isso já acontece, há várias décadas, em vários locais. A ambientalista dá como exemplo a questão de Israel e a ocupação de regiões da Palestina, que tem também muito a ver com o acesso à água para as suas populações e território. Por outro lado, muitos dos “conflitos atuais têm a ver com questões de degradação da qualidade da água e a sua inutilização”.

Mais notícias
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub