pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

O preço ambiental dos data centers

O mundo está cada vez mais interligado, com os dados a serem cada vez mais importante no quotidiano das sociedades. Mas, se isso traz muitas vantagens - ao nível da gestão eficiente - também tem o seu custo. Nomeadamente em termos de energia - usada para aquecer e arrefecer os data centers - do consumo de água e do desperdício do “lixo” informático.

06 de Dezembro de 2023 às 11:30
data center covilhã
data center covilhã Edgar Martins
  • Partilhar artigo
  • ...

Dados divulgados pela Eaton indicam que o volume de dados criados e consumidos em todo o mundo atinja 175 zettabytes até 2030. Por outro lado, a alimentação e o arrefecimento do hardware computacional necessário para gerir tantos dados deverá exigir quatro vezes mais eletricidade do que a utilizada atualmente. Feitas as contas o custo ambiental desta situação é preocupante. Os centros de dados já são responsáveis por algo entre um e quatro por cento da utilização global de eletricidade. E esta é uma situação que tende a aumentar. À medida que há um aumento da adoção de novas tecnologias a pegada de carbono de um centro de dados tenderá a aumentar. Por exemplo, os recursos computacionais necessários para treinar e executar um único modelo de IA podem gerar emissões de CO2 equivalentes a cerca de 60 voos entre Londres e Nova Iorque.

Mais notícias
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub