"Unidos por uma causa” é uma campanha promovida pela empresa municipal responsável pelo abastecimento de água, tratamento de águas residuais e recolha de resíduos de Braga, a AGERE, em parceria com a UNICEF Portugal, a agência das Nações Unidas para a defesa e promoção dos direitos das crianças. O seu impacto na descarbonização revelou-se significativo, mas a ideia era ir mais longe, facilitar a digitalização e automatização dos processos financeiros e promover soluções sustentáveis para o acesso à água potável em zonas vulneráveis do planeta.
A iniciativa consistiu na substituição das faturas em papel por versões eletrónicas com benefícios ambientais importantes, como evitar a emissão para a atmosfera de cerca de 650 quilos de dióxido de carbono (CO2), reduzindo o impacto ambiental da produção, transporte e distribuição do papel, e o abate de cerca de 25 árvores, responsáveis pelo sequestro anual de aproximadamente 550 quilos de CO2.
Outro grande impacto foi a economia de mais de 800.000 litros de água, um recurso essencial que também envolve emissões, uma vez que a produção de cada folha de papel requer cerca de 5 litros de água, utilizados em várias etapas do processo de fabrico. No que toca ao transporte, deixar de enviar 4.459 faturas mensais permitiu, ao longo de um ano, evitar a emissão de 639 quilos de CO2, o equivalente ao consumo de combustível de vários veículos.
Já a adesão ao débito direto facilita a digitalização de processos financeiros, uma vez que elimina a necessidade de deslocações físicas e reduz o uso de papel nas transações bancárias. Ao incentivar o pagamento automático, a campanha contribuiu para diminuir as emissões associadas à logística das faturas em papel, ao processamento manual das mesmas e ao seu transporte e distribuição. O aumento das transações digitais também tem um efeito direto na redução das emissões de CO2 provenientes, por exemplo, da impressão de comprovativos e de outras ações bancárias baseadas em papel, representando uma transição importante para práticas mais ecológicas e eficientes.
Pela água potável e descarbonização em regiões vulneráveis
O apoio da AGERE à UNICEF Portugal, que implementa soluções inovadoras para o acesso à água potável em regiões de risco humanitário com recurso a tecnologias sustentáveis, como sistemas de captação de água da chuva movidos a energia solar, contribui igualmente, ainda que de forma indireta, para iniciativas globais de descarbonização. Evitar a impressão e distribuição de quase 4.500 faturas mensais permitiu à empresa economizar mais de 10.000 euros. No âmbito da sua responsabilidade social corporativa, aquele valor e mais 15.000 euros, num total de 25.000 euros, foram doados a essa instituição com o objetivo de garantir o acesso a água segura a cerca de 13.400 pessoas durante um ano, concretamente nas áreas afetadas por crises humanitárias em várias regiões do mundo, de modo a melhorar a sua qualidade de vida.
Outro ponto forte desta campanha é a sua escalabilidade, dada a sua abordagem simples e facilmente replicável. As ações que a fundamentam, como a adesão à fatura eletrónica e ao débito direto, são soluções acessíveis que podem ser estendidas a outras comunidades, entidades gestoras de serviços públicos essenciais e até mesmo empresas de diferentes setores com modelos semelhantes.
Nome do projeto: Unidos por uma causa
Data de início: 23/03/2024
Data de conclusão: 22/03/2025
Principais beneficiários da iniciativa: Pessoas a viver em zonas vulneráveis do planeta e os clientes da AGERE
ODS 6. Água Potável e Saneamento
ODS 10. Reduzir as Desigualdades
ODS 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis
ODS 12. Produção e Consumo Sustentáveia
ODS 17. Parcerias para a Implementação dos Objetivos