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Selo Ecológico da UE ultrapassa 100 mil produtos e reforça papel na economia verde

Certificação ecológica da UE atrai cada vez mais empresas e consumidores em busca de produtos sustentáveis, confiáveis e livres de greenwashing.

30 de Abril de 2025 às 18:26
supermercado, compras, alimentos, consumo,
supermercado, compras, alimentos, consumo, Getty Images
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O rótulo ecológico da União Europeia (EU Ecolabel, no nome original), criado para destacar a excelência ambiental de produtos e serviços, atingiu um marco expressivo em 2025: mais de 102 mil artigos certificados em território europeu. O crescimento de 3% em relação ao ano anterior evidencia a adesão crescente de empresas — especialmente pequenas e médias — e o interesse cada vez maior dos consumidores por escolhas sustentáveis.

"O EU Ecolabel tornou-se uma referência mundial em bens e serviços verdes", afirma o comunicado da Comissão Europeia, que celebra os avanços da certificação voluntária criada há 33 anos. Segundo os dados divulgados, 57% das certificações pertencem a pequenas e médias empresas (PME), numa tentativa de usar o selo como democratizador da economia verde.

Um impulso à economia circular

O EU Ecolabel é mais do que um símbolo, atua como catalisador de inovação, diferenciação competitiva e adoção de práticas sustentáveis no setor produtivo. "A certificação ajuda as empresas a melhorar o seu desempenho ambiental, impulsionar a inovação e manterem-se competitivas", destaca a Comissão. Além disso, oferece aos consumidores uma forma confiável de evitar o greenwashing.

A certificação segue critérios rigorosos, regulados pela legislação europeia, que avaliam aspetos como desempenho ambiental, saúde, segurança, impacto social e ética. As exigências aplicam-se aos 10% a 20% melhores produtos no mercado do Espaço Económico Europeu em termos de desempenho ambiental. "Substâncias perigosas devem ser substituídas por alternativas mais seguras, e a durabilidade, reutilização, reciclabilidade e conteúdo reciclado são fatores-chave", explica o comunicado.

Esses critérios são atualizados regularmente para acompanhar os avanços tecnológicos e de design, e as empresas certificadas passam por monitorização contínua para garantir a conformidade.

Entre as categorias com maior número de certificações, destacam-se os serviços de alojamento turístico, que representam 25% de todas as licenças, com 837 estabelecimentos certificados.

A liderança absoluta, no entanto, pertence aos produtos de tintas e vernizes, que somam 36.960 certificações — mais de um terço de todos os produtos com o selo. Em seguida, vêm os produtos de papel tissue (18.958), têxteis (11.023) e produtos de limpeza para superfícies duras (8.129).

A certificação também se tem expandindo para novas categorias. Um champô para animais de estimação produzido na Catalunha, em Espanha, tornou-se o primeiro produto certificado sob a nova categoria de "produtos para cuidados com animais". Já os produtos de higiene absorventes, que tiveram seus critérios atualizados em setembro de 2023, contabilizam cinco novas licenças e 208 produtos certificados desde setembro de 2024.

A distribuição das certificações na Europa mostra que Itália (16%), Espanha (15%), França (13%) e Alemanha (10%) lideram em número de produtos com o selo. Estes países beneficiam de sistemas nacionais de apoio eficazes, órgãos competentes proativos e ambientes de negócios favoráveis à certificação ecológica, escreve-se no comunicado.

Mais do que um rótulo, o EU Ecolabel tornou-se numa ferramenta estratégica para empresas que desejam liderar na desafiante transição verde. "O rótulo oferece às empresas uma forma clara e verificável de atender às expectativas crescentes dos consumidores e às exigências regulatórias", destaca a Comissão Europeia. Entre essas exigências está a Diretiva para Capacitar os Consumidores na Transição Verde, que fortalece os direitos dos cidadãos na hora de escolher produtos mais sustentáveis.

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