Volatilidade de volta aos mercados
O índice VIX, o indicador de medo favorito de Wall Street, permanece baixo, apesar da crescente incerteza económica em quase todos os principais mercados.
Baixa volatilidade tem vindo a ser a norma durante a maior parte do ano, com o Comité Federal de Mercados Abertos dos USA a expressar preocupação durante o seu primeiro encontro de 2017.
O índice é composto não pelo preço das ações subjacentes, mas, antes, pelo preço das opções das ações respetivas. O VIX apresenta uma média ponderada do preço das opções no S&P 500, para formar uma medida geral de risco de mercado.
Para investidores adversos ao risco, comprar uma opção pode ser visto como um seguro, caso o portfolio se mova contra o investidor. Por exemplo, um investidor pode querer comprar uma opção de forma a proteger-se de uma queda de preços. Ao fazê-lo, incorre a um custo do contrato da opção (premium). Contudo, protege-se ao fazer um contrato de venda das suas posições a um preço pré-determinado, num determinado momento. Investidores preocupados com a incerteza nos mercados podem usar estes instrumentos de forma a protegerem-se em tempos de volatilidade do mercado e, em particular, da incerteza do mercado. Investidores podem transacionar a exposição à volatilidade do VIX através das várias opções VIX da CBOE (que transacionam com base nos preços dos futuros do VIX), bem como uma série de produtos negociados em bolsa que seguem o índice.
Com a
Este conteúdo é da exclusiva responsabilidade da Degiro.
Disclosure:
As informa
Mais lidas