Volkswagen T-Roc. Estreia mundial de um ‘best seller’
O novo Volkswagen T-Roc, sucessor do seu ‘crossover’ campeão de vendas da marca alemã, acaba de ser revelado em estreia mundial. As novidades são muitas, em especial a nível de motorizações ‘mild-hybrid’ e hybrid. Preços só em setembro.
A Volkswagen acaba de apresentar, em antestreia mundial, a segunda geração do T-Roc, um dos seus modelos mais populares que é fabricado na Autoeuropa em Palmela. As pré-vendas arrancam ainda este mês, mas quem quiser um novo T-Roc terá de esperar até novembro para o receber.
Desde que chegou ao mercado em 2017 – com uma atualização em 2022 pelo meio – o T-Roc já conquistou mais de 2 milhões de compradores em todo o mundo. Só no ano passado saíram das fábricas 292 mil unidades. Números que justificam o investimento numa 2ª geração completamente renovada.
Com 4.373 mm de comprimento, o novo T-Roc cresceu uns generosos 122 mm em relação ao antecessor. A distância entre eixos também aumentou 28 mm, para 2.631 mm. Pode parecer pouco no papel, mas traduz-se em mais espaço para os cinco ocupantes e numa bagageira 20 litros maior, que totaliza agora um volume de 465 litros.
Apesar das proporções mais alongadas, o T-Roc mantém a silhueta característica e parte do tejadilho que o identificava. No entanto, é impossível não notar a proximidade estilística com outros modelos atuais da VW, caso do Tayron e do ID.7, na dianteira e traseira.
A iluminação assume um papel de destaque na renovação. À frente, encontramos novos projetores de LED, e os níveis de equipamento superiores equipam projetores matriciais LED. Tanto estes como os LED Plus de série estão unidos através de uma fina barra transversal LED, com o logótipo VW iluminado.
Atrás, o visual foi totalmente redesenhado. A barra LED contínua atravessa toda a largura, iluminando-se também no centro nos acabamentos superiores, com o logótipo da VW em luz vermelha distintiva.
No interior, a evolução é evidente. A qualidade dos materiais, o ‘design’ mais cuidado e as tecnologias implementadas representam um salto em frente. O T-Roc recupera o ‘head-up display’ projetado no para-brisas e o comando de experiência de condução com ecrã TFT-LCD integrado, soluções antes testadas.
Mecanicamente, o novo T-Roc arranca com duas opções ‘mild-hybrid’ de 48V (eTSI): uma de 116 cv e outra de 150 cv. Ambas trabalham com uma caixa automática DSG de dupla embraiagem e 7 velocidades, mantendo a tração dianteira.
Mais tarde chegam duas novas motorizações híbridas. E, tal como no anterior T-Roc, haverá também versões com tração integral 4Motion, associadas ao motor 2.0 TSI que futuramente ganhará também tecnologia ‘mild-hybrid’.
A gama de equipamentos foi reorganizada e simplificada. Agora há quatro acabamentos bem definidos: T-Roc, Life, Style e R-Line. A partir do Life, todas as versões podem ser encomendadas com pintura bicolor. Para quem quer exclusividade, os níveis Style e R-Line terão opções especiais como a suspensão adaptativa DCC, sistema de som Harman Kardon e um pack Black Style com detalhes exteriores em preto, incluindo jantes da mesma cor.
Negócios em Wolfsburg, a convite da VW
Destaques
Depois do Tiguan, o T-Roc é o SUV Volkswagen mais popular no mundo.
Park Assist Pro: mais fácil estacionar

Pela primeira vez, o novo T-Roc está equipado com sistemas como o ‘Park Assist Pro’, que permite, via função memória, o estacionamento memorizado e, portanto, totalmente automático em distâncias até 50 metros e a entrada e saída do lugar de estacionamento com a ajuda de um smartphone.
Travel Assist

Trata-se nomeadamente de um novo nível de desenvolvimento do ‘Travel Assist’, que não só assiste a mudança de faixa automática, mas reage também de maneira ainda mais preditiva às limitações de velocidade iminentes ou aos fins de limitação.
‘Made in’ Autoeuropa em Palmela
Mais lidas