pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

O que a pobreza tira às crianças: comida saudável, autoestima e uma perspetiva de futuro

Em Portugal, existem cerca de 300 mil crianças e jovens em situação de pobreza. No Dia da Criança, pomos um foco nestes miúdos, a quem falta uma alimentação equilibrada, uma casa digna, acesso à saúde e os estímulos psicossociais necessários para o seu desenvolvimento. Sobretudo, estes são meninos que não têm grandes perspetivas de futuro, nem têm quem lhes alimente os sonhos. Para combater a pobreza infantil, é preciso coordenar as políticas públicas com as entidades no terreno, alertam vários especialistas.
Filipa Lino 31 de Maio de 2025 às 11:00

Em Portugal, existem cerca de 300 mil crianças e jovens em situação de pobreza. A maioria são filhos de pais que trabalham, mas que têm baixos salários e precariedade laboral, o que não lhes permite ter dinheiro suficiente para cobrir as despesas da família. No Dia da Criança, pomos um foco nestes miúdos a quem falta uma alimentação equilibrada, uma casa digna, acesso à saúde e os estímulos psicossociais necessários para o seu desenvolvimento. Estas carências explicam, em parte, o baixo rendimento escolar de muitos destes alunos. Mas, sobretudo, estes são meninos que não têm grandes perspetivas de futuro, nem têm quem lhes alimente os sonhos. Para combater a pobreza infantil, é preciso coordenar as políticas públicas com as entidades no terreno, alertam vários especialistas. Caso contrário, os ciclos de pobreza intergeracional vão perpetuar-se. 


Ver comentários
Saber mais pobreza infantil estatísticas INE Eurostat políticas públicas escola saúde alimentação Carlos Farinha Rodrigues ISEG Matilde Sirgado IAC abandono escolar violência doméstica Leonor Pereira da Costa (HEI-Lab Isabel Bretes Hospital do Barreiro
Publicidade
C•Studio