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Audi TT e TTS Coupé: Mais tecnológico

A Audi acaba de lançar a terceira geração do coupé TT e TTS, com um 'design' que evolui ligeiramente em relação ao anterior modelo e não esconde algumas semelhanças com o desportivo R8.

03 de Janeiro de 2015 às 00:01

€68.130

Audi TTS 2.0 TFSI quattro S tronic

Motor: dianteiro transversal, ferro/alumínio, gasolina, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, injecção directa, turbo, intercooler, start/stop

Cilindrada: 1.984cc

Potência: 310cv (5.800-6.200rpm)

Binário: 380Nm (1.800-5.700rpm)

Velocidade máxima: 250km/h

Aceleração 0-100km/h: 4,6 seg.

Tracção: permanente às 4 rodas

Transmissão: : automática S tronic de 6 veloc. de variação contínua

Consumo urbano: 8,3l/100km

Cons. extra-urbano: 6,0l/100km

Consumo combinado: 6,9l/100km

Emissões CO2: 157g/km (Euro VI)

Outras versões: 

2.0 TFSI (entrada de gama, gasolina) - €46.090

2.0 TDI ultra (Diesel) - €47.590

A Audi acaba de lançar a terceira geração do coupé TT e TTS, com um 'design' que evolui ligeiramente em relação ao anterior modelo e não esconde algumas semelhanças com o desportivo R8. Por outro lado, oferece tecnologias inovadoras nas suas motorizações e no conceito de visualização da instrumentação.

Uma das principais novidades do coupé 2+2 da marca dos 'quatro anéis' é, com efeito, a estreia do chamado 'Cockpit Virtual', um quadro totalmente digital, que integra o velocímetro e o conta-rotações, em substituição dos tradicionais analógicos.

Todas as informações são exibidas num ecrã TFT de grandes dimensões (31,2 centímetros), com uma resolução de 1.440 x 540 píxeis, que permite igualmente visualizar o mapa da navegação GPS, o sistema de multimédia, o telefone e ainda outras funções de ajuda à condução.

Três modos de visualização são propostos: o clássico, com dois contadores e o mapa entre ambos; o 'Infotainment', em que os contadores diminuem para permitir a extensão do mapa de navegação e outras informações; e o modo desportivo, na versão TTS, onde o conta-rotações toma destaque central. Tudo o resto pode ser manuseado através dos comandos no volante multifunções ou através do botão rotativo do MMI, na consola central.

No contorno inferior do 'Cockpit Virtual', estão permanentemente visíveis as informações relativas à temperatura exterior, hora e quilometragem. 

A título de curiosidade, o processador que faz funcionar este complexo sistema de informação virtual é um Tegra 30 da Nvidia, com sistema de arrefecimento.

Este novo conceito de visualização e de 'display', que futuramente equipará todos os modelos da gama, permitiu aos 'designers' da Audi conceber um painel de bordo mais limpo e de linhas mais puras, reduzindo ao mínimo o número de botões e comandos necessários. Nesta nova geração Audi TT, frente ao condutor e ao passageiro, apenas subsistem cinco botões e os ventiladores, que têm no seu eixo central os controlos para o ar condicionado e aquecimento dos bancos.

Musculado e dinâmico

Exteriormente, o novo TT apresenta um ar mais esguio, musculado e dinâmico. Na parte dianteira, dominam as linhas horizontais e os grupos ópticos, mais estreitos, incorporam de série a tecnologia Xénon plus. Opcionalmente, podem ser de LED ou de Matrix LED, uma tecnologia pioneira da Audi.

Apesar da sua aparência mais atlética, as dimensões do TT são praticamente idênticas às da geração precedente, com 4,18 metros de comprimento, mas uma distância entre eixos que aumenta 37mm e uma bagageira que ganha mais 13 litros (305 litros) e pode ser ampliada até aos 712 litros. Por outro lado, o peso do TT diminuiu 50 kg, graças à utilização de mais alumínio na construção da carroçaria.

Bem equipado de série, a marca propõe para as duas versões TT e TTS um vasto conjunto de opcionais a nível de conforto, sistemas de segurança e personalização.

Motorizações

No lançamento, a Audi propõe o novo TT com dois motores, um a gasolina de 2.0 litros que debita 230cv e um 2.0 litros Diesel com 184cv, ambos com sistema 'start/stop'. A versão mais potente TTS monta um 2.0 litros a gasolina com 310cv (ver características).

O Diesel está associado unicamente a uma caixa manual de seis velocidades, enquanto os dois gasolina são propostos em duas variantes, tracção dianteira e caixa manual de seis relações ou transmissão permanente com caixa S tronic de seis velocidades e patilhas de controlo no volante, com 'launch control'.

O 2.0 TDI, que adopta a designação 'ultra' graças à sua eficiência, consome 4,2l aos 100km e as emissões de CO2 são de 110g/km. Acelera dos 0-100 km/h em 7,1 segundos e atinge uma velocidade máxima de 241 km/h.

Os preços no mercado nacional oscilam entre os 46.090 e os 68.130 euros.

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