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Mercedes-Benz Classe V: Primeira classe

Quase duas décadas depois de ter mudado a sua designação para Viano, em 1997,o Mercedes-Benz Classe V retoma o nome original e aposta na redefinição do segmento dos grandes monovolumes de luxo em termos de conforto, versatilidade, eficiência e segurança.

31 de Maio de 2014 às 11:02

Características

€49.575

Mercedes-Benz V220 CDI

Motor: Dianteiro longitudinal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, injecção directa, gasóleo, turbo, intercooler, com sistema 'start/stop'

Cilindrada: 2.143cc

Potência máx.: 163cv às 3.800rpm

Binário: 380Nm (1.400-2.400rpm)

Velocidade máxima: 194km/h

Aceleração 0-100km/h: 11,8 seg.

Tracção: traseira

Transmissão: manual 6 velocidades

Consumo urbano: 11,1l/100km

Consumo extra-urbano: 6,7l/100km

Consumo combinado: 5,7l/100km

Emissões CO2: 149g/km (Euro V)

Outras versões:

V 220 CDI Avantgarde: €57.095

V 250 BlueTec: €54.879

V 250 BlueTec Avantgarde: €62.400

Quase duas décadas depois de ter mudado a sua designação para Viano, em 1997,o Mercedes-Benz Classe V retoma o nome original e aposta na redefinição do segmento dos grandes monovolumes de luxo em termos de conforto, versatilidade, eficiência e segurança. Começa a ser comercializado em Portugal já no mês de Junho.

Fabricado em Vitoria, Espanha, o modelo está disponível com três dimensões de carroçaria - 4,89m, 5,14m e 5,37m -, todas com uma configuração alta e quadrada, e oferece uma capacidade de oito pessoas, em bancos individuais. De série, traz sete lugares. O espaço de carga pode chegar aos 4.200 litros.

Embora partilhe a plataforma do comercial Vito, a Mercedes-Benz apresenta o Classe V como um novo veículo com um nível de equipamento e luxo interior pouco comum, que pretende cativar uma clientela de particulares, como a das grandes famílias, para as quais os monovolumes tradicionais já não são solução. Este tipo de veículo tem sido utilizado até agora por um segmento de nicho, para, por exemplo, transferência de passageiros entre aeroportos e hotéis, ou outros serviços de transporte mais exclusivos onde o espaço e o conforto são duas das principais exigências. E nisso o Classe V não desilude, oferecendo uma viagem de "primeira classe", conforme tivemos oportunidade de comprovar durante a apresentação dinâmica do novo modelo na Alemanha, que incluiu percursos de auto-estrada e estrada, ao longo de mais de 300km, entre Hamburgo e a ilha de Sylt, nas Frísias.

Design moderno e elegante

Exteriormente, o novo Classe V segue na dianteira a mesma linguagem estética, moderna e elegante, dos últimos modelos da marca alemã: as ópticas são idênticas às do Classe C, que integram as luzes diurnas de tecnologia LED, e grande grelha dianteira é do tipo Classe A.

Já na traseira, o Classe V é visivelmente mais sóbrio. Em relação ao Viano, o vidro vem mais abaixo, o que melhora a visibilidade, e tem abertura independente no nível de equipamento Avantgarde, alternativa à versão base designada apenas por V. O Avantgarde junta ainda o portão traseiro automático, as barras de tejadilho e a porta lateral deslizante do lado esquerdo, entre outros.

Na fase de lançamento, a marca propõe ainda uma edição limitada (Edition 1), da qual virão para Portugal apenas quatro a cinco unidades, com equipamento mais exclusivo.

Mas é no interior que o Classe V marca a verdadeira ruptura com o Viano. As linhas do "cockpit" são muito semelhantes às de uma berlina e a apresentação geral é muito cuidada, com acabamentos em piano lacado preto ou freixo castanho-escuro, dependente do nível escolhido. Na zona dos passageiros, os acabamentos são em madeira e os revestimentos dos bancos podem ser em tecido ou pele.

A lista de equipamentos disponíveis, de série ou em opção, é inédita num veículo deste tipo. Controlo de velocidade adaptativo, sistema de som com 16 altifalantes, jantes de 19 polegadas em liga leve, suspensão adaptativa, reconhecimento de sinais de trânsito, detecção de obstáculos com travagem automática... tudo ao nível de um veículo de segmento superior. O sistema de navegação está colocado na consola central como no Classe A e é comandado através de uma superfície táctil.

Motores: Adeus aos V6

Com o Viano, desapareceram também os motores V6. O Classe V opta por um quatro cilindros Diesel de 2.1 litros, mais eficiente. É proposto no mercado nacional com dois níveis de potência: 163cv (V 220CDI) e 190cv (V 250BlueTEC). A partir de 2015, este bloco mais potente estará disponível com transmissão 4MATIC. O motor mais potente gasta 6,0 litros/100km em ciclo combinado.

Do lado da transmissão, o Classe V pode ser associado a uma caixa manual de 6 velocidades ou uma automática de 7 relações.

Negócios em Sylt (Alemanha), a convite da MB Portugal

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