Governo vai rever taxa de gestão de resíduos "nos próximos meses"

O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, anunciou que o Governo vai rever o regime geral dos resíduos de modo a tentar "acabar com o plástico descartável" o mais breve possível. 
João Matos Fernandes
Lusa
Sara Ribeiro 04 de Fevereiro de 2020 às 15:58

O Governo está a estudar avançar com novas medidas para acelerar a redução do uso do plástico. A revisão da taxa de gestão de resíduos (TGR) é uma das medidas em cima da mesa e deverá avançar já "nos próximos meses", adiantou esta terça-feira Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, na apresentação do Pacto Português para os Plásticos.

PUB

 

"Num contexto em que a escassez de recursos se agrava, a qualidade da gestão de resíduos tem de evoluir para sistemas que possibilitem uma melhor separação e extração de materiais", começou por relembrar o responsável. Nesse sentido, "com uma lógica circular, o contexto regulatório e económico tem de garantir a redução do uso de matérias-primas, a promoção da utilização de materiais reciclados, dando nova vida aos recursos.  É esta a prioridade da política europeia e deve ser também a prioridade nacional", apontou.

PUB

 

Para o governante, o Pacto Português para os Plásticos "encontra-se alinhado com a ambição de Portugal nesta matéria. Reunindo os diferentes atores da cadeia de valor nacional do plástico, numa plataforma colaborativa, propõe-se alcançar um conjunto de metas ambiciosas até 2025. Entre elas, acelerar a transição para uma economia circular na área dos plásticos".

PUB

 

O objetivo do  Pacto Português, que conta já com a adesão de 54 entidades, passa por promover o desenvolvimento de um sistema de reciclagem mais eficiente acelerando, assim, a economia circular do plástico.

PUB
Pub
Pub
Pub