Ambiente Portugal está entre os países da UE em que mais gases com efeito estufa são absorvidos pela floresta

Portugal está entre os países da UE em que mais gases com efeito estufa são absorvidos pela floresta

Portugal encontra-se na lista dos países com mais gases com efeito estufa absorvidos através do património florestal, de acordo com o Eurostat.
Portugal está entre os países da UE em que mais gases com efeito estufa são absorvidos pela floresta
Raquel Murgeira 21 de março de 2018 às 12:24

Portugal está acima da média global da União Europeia relativamente aos países que absorvem emissões de gases com efeito estufa através da floresta, gases estes com efeitos nocivos para a atmosfera terrestre, revelam os dados divulgados pelo Eurostat esta quarta-feira, 21 de Março, o Dia Internacional das Florestas.

Em média, a União Europeia absorve cerca de 9% dos gases com efeito estufa emitidos. Os estados-membros que mais absorvem emissões de gases através da floresta são: a Suécia (84%), a Finlândia (60%), seguida da Lituânia (44%) e da Eslovénia (35%). Portugal surge em 8.º lugar com uma absorção de gases com efeito estufa que ronda os 18%.

As florestas e as terras arborizadas correspondem a mais de 182 milhões de hectares na União Europeia, o que representa cerca de 42% da área total de terra da zona europeia, de acordo com o Eurostat.

No mesmo sentido, existem 0,36 hectares de floresta per capita na UE, sendo que, as maiores áreas florestais se situam na Suécia (30 milhões de hectares), Espanha (27 milhões de hectares) e Finlândia (24 milhões de hectares).

No entanto, se olharmos para a área de floresta como uma proporção da área total de terra de cada país, a Finlândia atinge 71% da área total de terra, enquanto a Suécia chega aos 67%, afirmando-se como os países que mais área florestal têm no seu território. Segue-se a Eslovénia (64%), a Estónia (58%), a Letónia (56%), enquanto os Países Baixos (8%), Malta (11%) e Dinamarca (16%) são os países com menos região florestal, refere o relatório.

Actualmente a União Europeia absorve 417 milhões de toneladas de gases, incluindo CO2, o que corresponde a cerca de 9% das emissões totais de gases com efeito estufa (4 450 milhões de toneladas). Se recuarmos a 1990, a absorção de gases era menor, representava 7%, o que correspondia a 375 milhões de toneladas.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI