Revista de imprensa diária
Reformados por invalidez sem acesso a benefícios fiscais de PPR (Jornal de Negócios) Os contribuintes que tenham passado à reforma por invalidez não podem usufruir de quaisquer benefícios fiscais em sede de IRS, seja qual for a sua idade ou o grau de incapacidade que tenham, isto é, independentemente de poderem ainda exercer algum tipo de actividade laboral até que venham a reformar-se por atingirem a idade legal para o efeito.
Accionistas são soberanos na decisão de venda de acções próprias da Zon (Jornal de Negócios) A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) afasta qualquer polémica à volta da venda das acções próprias da Zon a um único comprador, dizendo que os accionistas são soberanos. E estes vão ser chamados a pronunciar-se em sede de assembleia-geral.
PUB
Sócrates demarca-se da OPA mas confirma contacto com brasileiros (Diário Económico) O Governo português não apoia a OPA - Oferta Pública de Aquisição lançada pela cimenteira brasileira CSN - Companhia Siderúrgica Nacional. A garantia foi deixada ontem pelo próprio primeiro-ministro José Sócrates, durante o debate quinzenal no Parlamento. Sócrates confirmou ainda que foi informado da operação na véspera da informação ao mercado e apenas a "título de cortesia", como tinha avançado ao Weekend Económico.
Fundo do BPP aprovado pela CMVM só no próximo ano (Diário Económico) O atraso na definição da utilização do Fundo de Garantia de Depósitos e do Sistema de Indemnização aos Investidores não deverá permitir que o fundo que vai gerir os activos dos clientes do BPP seja registado por Carlos Tavares até ao final deste ano.
Sector do calçado investe 9 milhões (Jornal de Notícias) O sector do calçado vai investir nove milhões de euros em 2010 em 80 acções promocionais no exterior.
PUB
Portagens vão subir em Palmela e Montijo (Jornal de Notícias)
Sócrates alimenta tensão e avisa que Cavaco Silva não está acima da crítica (Público)
Aval do Estado a empréstimo ao BPP sem garantias reais suficientes (Público) Apenas 33 por cento do aval que o Estado concedeu ao financiamento de 450 milhões de euros dado por um consórcio bancário ao Banco Privado Português (BPP) está sustentado em garantias reais. A conclusão consta de uma análise recente da Deloitte e põe em causa as declarações do Governo, que afirmou que a caução pública ao empréstimo estava alavancada em garantias reais de 672 milhões de euros.
PUB
Angola. Vale mil milhões para construtoras portuguesas e 20% dos lucros da banca nacional (i) Angola é cada vez mais um dos principais mercados das empresas portuguesas, sinal claro de uma relação baseada na igualdade de oportunidades, ao mesmo tempo que se assiste ao reforço dos investimentos angolanos em Portugal. O mercado angolano já é o segundo mais importante para as três construtoras cotadas na bolsa. No caso da Teixeira Duarte, e a partir de dados do terceiro trimestre, Angola ultrapassou Portugal em volume de negócios valendo quase 367 milhões, contra os 351 milhões de vendas em Portugal no mesmo período. Até Setembro, Mota-Engil, Soares da Costa e Teixeira Duarte venderam 2,8 mil milhões de euros, mais de 900 milhões foram facturados em Angola.
Grupo que lançou a OPA sobre a Cimpor tem projecto de 800 milhões suspenso no Seixal (i) A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), empresa que lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Cimpor, equacionou um investimento de grande dimensão em Portugal, na sua unidade da Lusosider, em Paio Pires (Seixal).
Clientes queixam-se de que “está tudo na mesma” (Correio da Manhã) Os clientes do Banco Privado Português (BPP) queixam-se de estar tudo na mesma em relação ao seu problema. A indignação surge num momento em falhou o prazo de oito dias avançado pelo Governo para a criação do megafundo.
PUB
“Quero participar mais nas reuniões do CES” (Correio da Manhã) O Presidente do Conselho Económico e Social, Silva Peneda, explicou ao CM o que pretende fazer durante o seu mandato.
Mais lidas
O Negócios recomenda