Revista de imprensa diária

Leia aqui as principais notícias económicas da revista de imprensa de hoje
Negócios 24 de Maio de 2010 às 07:54

Imposto sobre compras a crédito quase duplica (Jornal de Negócios) Fazer compras a crédito vai sair mais caro, já que o imposto de selo que os contribuintes pagam no momento de assinarem um contrato de crédito ao consumo com o comerciante vai subir para quase o dobro do que o exigido até aqui.

"A probabilidade de mais medidas é elevada" (Jornal de Negócios) José Maria Ricciardi, presidente do BES Investimento, diz que “a probabilidade de serem necessárias novas medidas” para baixar o défice orçamental português “é elevada, mas as que foram tomadas já são bastante fortes e credíveis”.

PUB

Cavaco pressionado a enviar subida do IRS para o Constitucional (Diário Económico) A legalidade da aplicação da nova taxa de IRS com retroactivos a 1 de Janeiro está a dividir especialistas e a levantar dúvidas a fiscalistas, sindicatos e partidos da oposição. Daí que a maioria defenda que o presidente da República, Cavaco Silva, deverá enviar o diploma para o Tribunal Constitucional (TC) antes de dizer de sua justiça.

Bancos já garantiram mais de 70% das necessidades de liquidez para 2010 (Diário Económico) Principais instituições privadas têm boa parte do refinanciamento de dívida para este ano garantida. Crédito terá, mesmo assim, de ser mais contido.

Ninguém sabe onde param os gravadores tirados à Sábado (Público) Mais de três semanas depois de o deputado socialista Ricardo Rodrigues se ter apropriado de dois gravadores durante uma entrevista à revista Sábado, os jornalistas Maria Henrique Espada (proprietária dos objectos) e Fernando Esteves continuam a desconhecer o paradeiro dos equipamentos, que contêm diverso material de trabalho. Neles estão gravadas, por exemplo, entrevistas a políticos do maior partido da oposição e outro material considerado pela jornalista como bastante delicado.

PUB

Portugal é o país da UE que mais recorreu a contratos de Parcerias Público-Privadas (Público) No campeonato da contratação de investimento público e de prestação de serviços com recurso a Parcerias Público-Privadas (PPP), Portugal é líder desde há muito. No final de 2009, as estimativas globais de investimento nos projectos contratados ascendiam, em termos acumulados, a 28 mil milhões de euros.

Portugueses devem mais de 200 milhões de euros de condomínio (i) Os portugueses devem mais de 200 milhões de euros em despesas de condomínio com mais de seis meses, num fenómeno que tenderá a agravar-se com a crise económica e o aumento do desemprego. Além da crise, a venda de casas com dívidas ocultas de condomínio e a falta de cultura de preservação dos espaços semi-públicos são outras razões para o avolumar da dívida, num problema que sobrecarrega as famílias cumpridoras e rouba verbas para a conservação dos edifícios.

Scut. Novos identificadores da Via Verde podem dar portagens de borla (i) É já daqui a pouco mais de um mês, a um de Julho, que começam a ser cobradas portagens em três Scut (auto-estradas sem custos para o utilizador): Costa da Prata, Grande Porto e Norte Litoral. Mas por entre os protestos que amanhã voltam à rua [ver infografia] há muitas questões por responder. Quanto vão custar as novas portagens? Que troços vão ser cobrados e onde haverá isenção? Como vão ser pagas?

PUB

Comerciantes querem ter acesso ao subsídio de desemprego (Jornal de Notícias) A Confederação do Comércio e Serviços está a negociar com o Governo, desde há um ano e meio, a possibilidade dos empresários passarem a receber subsídio de desemprego quando cessam actividade, o que a legislação actual não permite.

Mão-de-obra tailandesa salva morangos do litoral (Jornal de Notícias) Não falta quem deseje provar os morangos cultivados junto ao mar desde Mira à Vagueira, mas colhê-los da terra é outra história. Não fossem tailandeses e toneladas ficavam por apanhar. Dos 100 portugueses mandados pelo Centro de Emprego, só um aceitou.

Delphi só com 314 pessoas (Correio da Manhã) A unidade da Delphi da Guarda conta agora com apenas 314 trabalhadores, na sequência da conclusão do processo de despedimento colectivo de 286 funcionários. Esta unidade já chegou a dar emprego a cerca de três mil pessoas.

PUB

Todas as Scut terão taxas (Correio da Manhã) O Governo está a criar todas as condições para introduzir até ao final do ano portagens nas restantes quatro auto-estradas sem custos para os utilizadores (Scut Interior Norte, beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve). A decisão visa eliminar os elevados encargos para o Estado, da ordem dos 700 milhões de euros anuais.

Pub
Pub
Pub