Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Negócios 21 de Novembro de 2011 às 08:01

Funcionários menos qualificados e em início de carreira arriscam nova redução nos salários (Jornal de Negócios) Os funcionários menos qualificados e os licenciados em início de carreira estão entre os que gozam de um maior prémio por trabalharem no Estado e estão, por isso, entre os que arriscam novas reduções salariais em 2014, altura em que o Governo pretende aproximar os escalões remuneratórios de todas as entidades públicas aos que são praticados sector privado. Inversamente, podem sair a ganhar os que, comparativamente, são mal pagos, como por exemplo engenheiros, especialistas de informática e economistas, segundo estudos do Banco de Portugal (BdP).

Custo mínimo da ajuda do Estado à banca será igual aos juros da troika (Jornal de Negócios) Os bancos que recorrerem a fundos públicos para se capitalizarem vão ter que garantir uma remuneração ao Estado que, no mínimo, deverá ser igual à taxa de juro que o Tesouro vai pagar pelo empréstimo da troika. Em causa estará um custo equivalente a, pelo menos, 4% ao ano, sobre o montante que o Estado injectar nos bancos.

PUB

Hospitais do Estado têm prejuízos de 4,8 mil milhões (Diário Económico) O buraco dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde ultrapassa os 4,7 mil milhões de euros. Entre 2007 e 2010, o passivo dos 50 hospitais e centros hospitalares mais do que duplicou para 4.782 milhões de euros.

Banca cria fundo de oito mil milhões para salvar construtoras em crise (Diário Económico) Fundo vai concentrar os créditos concedidos pela banca e convertê-los em capital das empresas de construção.

Angolana Endiama e portuguesa SPE em conflito aberto no negócio dos diamantes (Público) A Endiama, do Estado angolano, apresentou o empresário local António Mosquito como o novo investidor da Sociedade Mineira do Lucapa, substituindo-o ao parceiro português.

PUB

Câmara Municipal de Lisboa quer trocar 118 veículos a gasóleo por 70 eléctricos (Público) "Não devemos olhar só para a perspectiva financeira", diz o vereador José Sá Fernandes sobre o gasto de 3,2 milhões de euros

Erro no OE: maioria vai dar mais dinheiro à Madeira (Diário de Notícias) O Governo detectou um "erro" na proposta de Orçamento do Estado para 2012 que, ironia das ironias, levará hoje a maioria PSD/CDS a propor uma alteração que dará mais dinheiro à Região Autónoma da Madeira e menos à Região Autónoma dos Açores.

Árabes ‘roubam’ 30 pilotos à TAP (Correio da Manhã) Pilotos trocam a transportadora portuguesa por companhias do Médio Oriente

PUB

Reforma na Função Pública vale mais do dobro da Segurança Social (Jornal de Notícias) Reformam-se mais cedo e com pensões mais elevadas. Em média, em 2009 os funcionários públicos aposentam-se aos 59,6 anos e com uma pensão de 1240 euros. Já na Segurança Social deixa-se de trabalhar mais tarde - 62,8 anos - e por menos dinheiro - 472 euros.

Pub
Pub
Pub