Revista de imprensa nacional
Governo limita pensões dos gestores da Função Pública (Jornal de Negócios) O valor da pensão e planos complementares de reforma dos gestores públicos não poderá «exceder, em caso algum a remuneração mais elevada auferida, no activo pelos colaboradores da mesma empresa». Esta é uma das novidades do novo Estatuto do Gestor Público, que será aprovado até ao final do ano.
Cunha Vaz substitui João Líbano Monteiro na comunicação da EDP (Jornal de Negócios) A EDP escolheu como nova consultora de comunicação a Cunha Vaz & Associados (CV&A), deixando de trabalhar com a João Líbano Monteiro & Associados (JLM&A), cujo contrato termina durante o corrente mês de Outubro, apurou o Jornal de Negócios.
PUB
Despesas do Estado agravam défice externo (Diário Económico) De Janeiro a Julho, o valor de financiamento do Estado atingia os 5,5 mil milhões de euros, ou seja, 83% do desequilíbrio externo do País. O forte endividamento da economia portuguesa é devido às necessidades de financiamento do Estado. Este é um reflexo da falta de competitividade do país: o Estado está a ‘suportar’ os gastos correntes.
Gestores do BCP e BPI reforçam posições (Diário Económico) Os administradores executivos do Banco Comercial Português e do Banco BPI reforçaram as suas participações accionistas nas instituições que dirigem, ao longo dos últimos seis meses. Em sentido contrário evoluiu a posição que os membros da comissão executiva do Banco Espírito Santo possuem nesta instituição.
Falta de manutenção pode deixar em terra 31 aviões da Varig (Público) A companhia aérea brasileira Varig já tem 15 aeronaves paradas, para as quais precisa de 58 milhões de euros.
PUB
Nova greve na Vidreira Saint Gobain (ex-covina) (Público) Os trabalhadores da vidreira Saint Gobain Glass Portugal (ex-Covina) iniciaram ontem uma greve de dois dias, a segunda em um mês, por aumentos salariais de 5% negociáveis, contra os 2,3% propostos pela empresa.
60 mil em risco de penhora pela Segurança Social (Diário de Notícias) Dever à Segurança Social vai doer mais e mais cedo. O processo de cobrança coerciva de dívidas, desde o momento em que é instaurado até que os bens penhorados são postos à venda, vai ser encurtado para 62 dias. O IGFSS identificou 38 mil imóveis e 44 mil carros penhoráveis com novo sistema, noticiou o «Diário de Notícias».
17% das multinacionais pensa em deslocalizar (Diário de Notícias)Uma em cada seis multinacionais com actividade na Europa está a pensar em deslocalizar partes ou a totalidade das suas operações para outros países nos próximos dois anos. A conclusão revelada ontem pelo estudo europeu da consultora Cushman & Wakefield mostra que 17% das 500 maiores companhias europeias consideram a possibilidade de transferir serviços e produção para outros países a curto prazo, com os novos membros de Leste da União Europeia no topo dos destinos de deslocalização.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda