Revista de imprensa diária
Administradores ganham 23 vezes mais do que trabalhadores (Jornal de Negócios) O fosso que separa os salários dos administradores executivos das cotadas dos salários dos trabalhadores das respectivas empresas parece estar a estreitar. Em 2006, um trabalhador de uma empresa listada no PSI-20 teria de trabalhar, em média, 30 meses para levar para casa um cheque igual ao salário mensal de um administrador. No último ano, este "gap" ficou menor. Um administrador passou a ganhar, em média, 23 vezes mais do que um trabalhador. É na Sonae SGPS que este diferencial é mais evidente. No ano que passou, cada administrador executivo daquela empresa ganhou, em média, um cheque 164 vezes maior do que aquele que é entregue aos trabalhadores do grupo.
Portugal com a pior década de investimento entre os países ricos (Jornal de Negócios) O ministro das Finanças está esta semana a "vender" a economia portuguesa a investidores estrangeiros em Londres e Nova Iorque para tentar minimizar a dimensão do problema: esta será a pior década em termos de investimento dos últimos 50 anos. A confirmarem-se as últimas previsões da Comissão Europeia, Portugal será mesmo o único país entre os mais ricos (Europa, Japão e EUA) a terminar a década com quebra no investimento.
PUB
Saída de Alípio Ribeiro da PJ está sobre a mesa (Diário Económico) Alípio Ribeiro deverá abandonar o cargo de Director Nacional da Polícia Judiciária. O “Diário Económico” apurou que ontem, ao princípio da noite, a saída de Alípio Ribeiro era dada como praticamente certa, embora ainda não fosse um facto consumado. O Director Nacional da Polícia Judiciária deverá, desta forma, sair cerca de um ano antes do fim do seu mandato que acabava em Março do próximo ano. O ministro da Justiça está a acompanhar a situação, mas o seu gabinete não comenta.
“Santana seria o meu candidato a Lisboa” (Diário Económico) “Se eu fosse líder hoje, Santana seria o meu candidato a Lisboa”. A frase é de Marcelo Rebelo de Sousa, ao “Diário Económico”, nas vésperas de Santana Lopes formalizar candidatura a líder do PSD. Hoje o ex-primeiro-ministro parte à reconquista do cargo que já ocupou, mas o comentador e histórico social-democrata vem antes apontar-lhe um outro caminho, que não passa por ser o número um do partido.
Abertis quer vertente fluvial e ferroviária na plataforma de Lisboa (Público) A Plataforma Logística de Lisboa--Norte (PLLN), que o grupo espanhol Abertis vai construir em Castanheira do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, deverá alargar-se às vertentes fluvial e ferroviária. As obras da primeira fase do projecto (estimado em 270 milhões de euros) já foram adjudicadas à Soares da Costa e deverão arrancar no decorrer desta semana. Paralelamente, a Abertis já assinou protocolos com a Refer e com o Porto de Lisboa, no sentido de envolver estes organismos públicos nos estudos para a criação de um porto fluvial e de um terminal ferroviário que transformem a PLLN num complexo intermodal capaz de actuar nestas três vertentes de transporte - rodoviário, ferroviário e fluvial.
PUB
Imigrantes são discriminados na cobrança de taxas e multas (Público) Os governos têm usado taxas e emolumentos relativos à regularização de cidadãos estrangeiros quer para controlar a vinda para Portugal de mais imigrantes, quer para financiarem os cofres do Estado. Estas são duas das conclusões de um estudo encomendado pelo Observatório para a Imigração, que se focou nas três principais comunidades imigrantes (ucraniana, cabo-verdiana e brasileira) e que deverá ser hoje apresentado.
Fim da taxa do contador não baixa facturas (Diário de Notícias) A factura do abastecimento de água não vai baixar por causa da proibição das taxas de aluguer de contador prevista na nova lei dos Serviços Públicos Essenciais que entra em vigor a 26 de Maio. Questionado pelo DN, o presidente do IRAR (Instituto Regulador da Água e Resíduos), defendeu a inclusão dos custos com contadores na componente fixa da estrutura tarifária, a título de tarifa de disponibilidade de um serviço.
Mais lidas
O Negócios recomenda