Bruxelas chega a acordo sobre orçamento da União para 2026
O Comité de Conciliação Orçamental concluiu neste sábado a negociação sobre o orçamento da União Europeia (UE) para 2026, com as dotações de pagamento a ultrapassarem os 190 milhões de euros, foi anunciado.
"O Comité de Conciliação Orçamental concluiu, na madrugada de sábado, a negociação sobre o orçamento da União Europeia para 2026", lê-se numa nota do Partido Popular Europeu (do qual o PSD faz parte).
PUB
Este comité é composto por membros do Conselho Europeu e, em igual número, do Parlamento. Quando o Comité de Conciliação acorda num projeto comum, são dados 14 dias para o Parlamento e o Conselho aprovarem o mesmo.
O acordo hoje alcançado, que prevê 192.768,1 milhões de euros em dotações de autorização e 190.091,6 milhões de euros em dotações de pagamento, foi apoiado pelo PPE, S&D, ECR, Renew e pelos Verdes.
O Parlamento reverteu os cortes propostos pelo Conselho, verificando-se assim um financiamento adicional de 372,7 milhões de euros, em relação ao projeto de orçamento 2026.
PUB
Deste acordo destaca-se, por exemplo, o financiamento para medidas de promoção dos produtos agrícolas europeus, no âmbito do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA), que foi aumentado em 105 milhões de euros.
Segundo a mesma nota, o mecanismo de financiamento em cascata EURI foi aplicado para suportar os custos superiores ao previsto, com os juros do pacote de recuperação económica NextGenerationEU.
Assim, os valores que excedem a programação financeira vão ser custeados através da mobilização de 50% das "margens e flexibilidades orçamentais" e de metade das anulações recolhidas ao longo do período do Quadro Financeiro Plurianual.
PUB
O Parlamento alcançou também um aumento de 28 funcionários para o Tribunal de Justiça da União Europeia e para o Supervisor de Proteção de Dados.
Os orçamentos do Provedor da Justiça e do Serviço Europeu para a Ação Externa foram também reforçados, de modo a melhorar as condições de segurança dos edifícios diplomáticos.
Citado na mesma nota, o eurodeputado Hélder Sousa Silva, que participou nas reuniões de conciliação disse que "face aos atuais constrangimentos orçamentais, este foi o acordo possível e que salvaguarda os interesses dos contribuintes europeus".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Orçamento Bruxelas Partido Popular Europeu União Europeia Tribunal de Justiça da União Europeia Conselho Europeu Partido Social Democrata Hélder Sousa SilvaMais lidas
O Negócios recomenda