Cabo de telecomunicações russo danificado em outubro no Mar Báltico
Um cabo de telecomunicações russo foi danificado no Mar Báltico em outubro passado, anunciaram esta segunda-feira as autoridades finlandesas, ao mesmo tempo que se verificaram danos em infraestruturas submarinas na Finlândia e na Suécia.
PUB
"Hoje, 6 de novembro, o navio de salvamento russo Spasatel Karev começou a reparar o cabo de telecomunicações Baltika, da [operadora russa] Rostelecom, no Golfo da Finlândia", declarou o Ministério da Economia finlandês em comunicado.
O cabo russo Baltika, que se estende por cerca de mil quilómetros entre São Petersburgo e o enclave de Kaliningrado, necessita urgentemente de reparação para poder manter os seus serviços na região, informou a Rostelecom às autoridades finlandesas.
PUB
O ministério finlandês foi informado deste incidente pela Rostelecom a 12 de outubro, cinco dias após a fuga que levou ao encerramento do gasoduto "Balticconnector", que liga a Finlândia à Estónia.
Segundo a polícia finlandesa, os danos no "Balticconnector" foram causados por uma âncora, entretanto recuperada do local e pertencente a um navio chinês.
PUB
Helsínquia e Pequim estão a cooperar para determinar o papel de um navio com bandeira de Hong Kong, o 'Newnew Polar Bear', cujos movimentos coincidiram com a hora e o local em que o gasoduto foi danificado, acrescentou a polícia finlandesa.
Também em outubro, um cabo submarino de telecomunicações entre a Suécia e a Estónia foi danificado, segundo o Ministério da Defesa sueco.
Há mais de um ano, em setembro de 2022, ocorreram enormes fugas de gás, precedidas de explosões submarinas, nos gasodutos Nord Stream 1 e 2, que transportam a maior parte do gás russo para a Europa. A responsabilidade pelo que se crê ter sido uma sabotagem ainda não foi apurada.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Serviços de telecomunicações Equipamentos de telecomunicação Rostelecom Finlândia Baltika Suécia Mar Báltico Ministério da Defesa RússiaQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda