Ministério Público está a investigar caso no Ministério das Infraestruturas
"Confirma-se, como já é do domínio público, a existência de inquérito tendo por objeto os factos ocorridos no Ministério das Infraestruturas e aqueles que com os mesmos se encontrem relacionados", referiu a Procuradoria-Geral da República (PGR) à Lusa.
PUB
A mesma fonte afirma que "este inquérito é dirigido pelo DIAP Regional de Lisboa e encontra-se em segredo de justiça."
A breve nota não refere de forma explícita se a investigação inclui o acionamento dos serviços secretos pelo Governo.
PUB
O caso que envolve Frederico Pinheiro remonta a 26 de abril e envolve denúncias contra o ex-adjunto por violência física no Ministério das Infraestruturas e o alegado furto de um computador portátil, já depois de ter sido demitido.
A polémica aumentou quando foi noticiada a intervenção do SIS [Serviço de Informações de Segurança] na recuperação desse computador.
PUB
Este episódio gerou uma divergência pública entre o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, em torno da manutenção no Governo do ministro das Infraestruturas, João Galamba, que apresentou a demissão, mas que António Costa não aceitou.
Na audição na comissão parlamentar de inquérito à TAP realizada esta quarta-feira, Frederico Pinheiro afirmou ter sido "ameaçado pelo SIS", rejeitou que tivesse agredido os membros do gabinete do ministro das Infraestruturas e negou o roubo ou furto do computador, considerando as acusações "falsas, injuriosas e difamatórias".
PUB
Em comunicado enviado ainda enquanto decorria a audição do ex-adjunto, as cinco funcionárias do gabinete de João Galamba acusaram Frederico Pinheiro de mentir na comissão de inquérito sobre os incidentes de 26 de abril.
Saber mais sobre...
Saber mais Ministério das Infraestruturas Procuradoria-Geral da República DIAP PGR Departamento de Investigação e Ação Penal Lisboa economia negócios e finançasMais lidas
O Negócios recomenda