Produção industrial diminui em Dezembro
“Todos os Grandes Agrupamentos Industriais apresentaram taxas de variação negativas, destacando-se o de Energia”, com uma variação homóloga negativa de 21,4% (-1,9% em Novembro), avança o relatório do INE.
O contributo deste agrupamento para a variação do índice agregado em Dezembro foi negativo em 4,2 pontos percentuais.
PUB
Quanto à variação mensal, o índice de produção industrial registou, em Dezembro, uma variação mensal negativa de 1,5% (-2,3% em Novembro).
Os agrupamentos de Bens de Investimento e de Bens Intermédios determinaram a variação do índice agregado, com penalizações de 0,9 e 0,8 pontos percentuais, respectivamente, determinadas por variações mensais negativas de 7,9% e 2,1%, respectivamente.
Relativamente à variação trimestral, o índice agregado registou uma variação negativa de 3,9% no quarto trimestre de 2011. “O agrupamento de Bens de Investimento foi o único que registou uma taxa de variação positiva (9,2%), traduzindo-se num contributo de 0,9 pontos percentuais para a variação do índice total”, explica o INE.
PUB
Já quanto à variação média anual, o índice de produção industrial diminuiu 1,9% no conjunto do ano 2011, após ter aumentado 1,5% no ano anterior. A diminuição foi motivada pelos agrupamentos de Bens de Consumo e de Energia, que diminuíram 3,7% e 8,4%, respectivamente.
Saber mais sobre...
Saber mais produção industrial Portugal INE Instituto Nacional de Estatística variação mensal variação anualMais lidas
O Negócios recomenda