Só 5% dos portugueses recusa usar máscara em espaços fechados
Os portugueses parecem concordar com as regras mais apertadas em relação ao uso da máscara, face a outros países europeus, com 94% a concordar que se mantenha de uso obrigatório em espaços fechados e apenas 5% a discordar da medida.
PUB
No que toca aos espaços abertos, no entanto, já há mais pessoas (30%) a dizer que não se justifica a obrigatoriedade do uso de máscara. Ainda assim, 68% dos inquiridos pela Universidade Católica numa sondagem para a RTP consideram que continua a fazer sentido.
PUB
Segundo o estudo de opinião divulgado esta terça-feira, 20 de julho, quase três em cada quatro portugueses (72%) acha que a toma da vacina deveria ser obrigatória. Um resultado em linha com a elevada adesão à vacinação no país, já que só 8% dos inquiridos recusa ser vacinado.
PUB
PUB
E enquanto o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, baixam este mês na avaliação à respetiva atuação em contexto de pandemia, o coordenador da "task force" para a vacinação contra a covid-19 consegue recolher elevados índices de popularidade.
PUB
A prestação do vice-almirante Henrique Gouveia e Melo é "boa" para 29% e "muito boa" para 40% dos inquiridos pela Universidade Católica entre os dias 9 e 15 de julho. Só 2% chumbam a atuação deste oficial da Marinha que em fevereiro sucedeu a Francisco Ramos na liderança da estrutura.
Esta segunda-feira, 19 de julho, Portugal registou mais 8 mortes e 1.855 novas infeções por covid-19, com o Norte a liderar em número de novos casos pelo segundo dia consecutivo. Os internamentos aumentaram para 851 no total, sendo que 181 estão em cuidados intensivos.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais pandemia covid-19 vacina Gouveia e Melo task force Marcelo rebelo de Sousa António costa máscara universidade católicaAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda