Medina contrata fotógrafo para Lisboa por 72 mil euros
A Câmara de Lisboa contratou um fotógrafo por 71.923 euros. Trata-se de Luís Filipe Catarino, antigo fotógrafo de Aníbal Cavaco Silva quando este foi Presidente da República entre 2006 e 2016.
PUB
O contrato, assinado em Novembro de 2016 e que se estende até Junho de 2019, tem como "objecto principal" a cobertura de sete grandes eventos que decorrem em Lisboa: espectáculo de fim de ano, Eurovisão, duas edições da ModaLisboa, Volvo Ocean Race, Volta a Portugal em Bicicleta e Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021.
PUB
O jornal digital O Corvo fez as contas e conclui que Luís Filipe Catarino receberia cerca de 10 mil euros por cada evento.
PUB
A Câmara Municipal de Lisboa reagiu no Facebook, dizendo que a notícia "é falsa". "Os serviços referidos foram contratados de acordo com o que está tabelado para a contratação de serviços externos na Câmara Municipal de Lisboa e o fotógrafo em causa não se limita apenas a sete eventos, antes acompanha diariamente as actividades da presidência do município, para lá de outros serviços para as publicações da Câmara", informou.
PUB
Entretanto, o Observador juntou uma nova componente à polémica, num artigo onde refere que o fotógrafo ganha 4.615,57 euros brutos por mês (3.752,50, excluindo o IVA). O jornal digital recorda que, durante a última campanha eleitoral, as funções do fotógrafo tinham levantado dúvidas, porque trabalhava, no mesmo dia, para o Fernando Medina presidente e para o Fernando Medina candidato.
PUB
"É o PS que paga as fotografias da campanha", garantiram o fotógrafo e o gabinete de Fernando Medina, na altura. Segundo o Observador, as fotografias na conta do Instagram de Fernando Medina apareciam de dois modos distintos: nas acções enquanto presidente da Câmara eram assinadas por "Luís Filipe Catarino/CML", nas iniciativas como candidato socialista, também tiradas pelo fotógrafo, não havia essa referência ao autor.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Fernando Medina Câmara Municipal de Lisboa Eurovisão ModaLisboa Observador Corvo fotografia autoridades locais Luís Filipe CatarinoQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda