Taxa sobre dormidas já rendeu 1,1 milhões em Lisboa
Quase três meses após o início da sua cobrança, a taxa suportada pelos turistas que pernoitam em Lisboa, já rendeu aos cofres camarários 1,1 milhões de euros. A informação foi avançada esta quinta-feira pelo vereador das finanças, para quem os números estão "em linha com o planeado".
PUB
Durante uma reunião pública da autarquia, o responsável pelo pelouro das Finanças, João Paulo Saraiva, adiantou que "neste momento, o município já tem submetidos 1,1 milhões de euros. Já estão todos os hotéis [196] registados na plataforma e mais cerca de 2.100 alojamentos locais".
PUB
O passo seguinte será alargar a cobrança desta taxa a outros alojamentos turísticos como o Airbnb e o HomeAway, embora ainda não haja detalhes sobre a forma como o processo será operacionalizado.
PUB
Aprovada em 2014, a Taxa Municipal Turística começou a ser aplicada a 01 de janeiro passado sobre as dormidas de turistas nacionais (incluindo lisboetas) e estrangeiros nas unidades hoteleiras ou de alojamento local.
PUB
A taxa sobre dormidas existe em várias cidades europeias, sob modalidades distintas. Em Lisboa custa um euro por noite, até um máximo de sete euros, e o seu anúncio inflamou os ânimos dos hoteleiros, que se manifestaram frontalmente contra a sua cobrança.
PUB
A autarquia espera arrecadar uma receita de 15,7 milhões com a taxa turística este ano, valor que reverte para um fundo turístico criado para financiar investimentos na cidade.
PUB
Além das dormidas, a taxa será cobrada este ano nas chegadas por via aérea e marítima a Lisboa, mas ainda não se sabe como.
PUB
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda