Economia da Zona Euro acelera ao crescer 1,5% em 2025. Portugal converge com Europa
A economia da Zona Euro cresceu 1,5% em 2025, acelerando face aos 0,9% registados no ano anterior. Também a economia da União Europeia acelerou no ano passado, ao avançar 1,6% face aos 1,1% registados em 2024. Ao registar uma taxa de crescimento acima da média europeia, Portugal continua a convergir com a UE.
Os dados são do Eurostat, que nesta sexta-feira, 30 de janeiro, divulgou a sua primeira estimativa de crescimento do PIB da UE e Zona Euro do quarto trimestre de 2025 e do conjunto do ano passado. No entanto, estes dados incluem apenas os valores de 15 dos 27 estados-membros da UE, pelo que é possível que o valor seja revisto.
PUB
Para os analistas, a aceleração da economia da Zona Euro foi "decente, apesar da enorme incerteza e tensão económica", dadas as tarifas comerciais impostas pela administração norte-americana, afirmou Bert Colijn, economista chefe do banco holandês ING.
O gabinete de estatística europeu ainda não divulga as previsões de crescimento anual por país, mas diz que foi positiva em 14 países e 'estável' noutro. Segundo os dados divulgados pelo INE, também nesta sexta-feira, Portugal cresceu 1,9%, acima da média europeia, convergindo com a UE e a Zona Euro.
PUB
O Eurostat dá ainda dados para o quarto trimestre, sendo que a economia da Zona Euro cresceu 0,3% face ao terceiro trimestre, mantendo o ritmo de crescimento dos três meses anteriores. A UE também cresceu 0,3%, mas em ligeira desaceleração face aos 0,4% registados nos meses de verão.
"O crescimento da Zona Euro aguentou-se no quarto trimestre. Ficou ligeiramente acima do esperado, uma vez que os indicadores de confiança estavam mais abatidos no final do ano. Mas a aceleração na Alemanha, Espanha e, numa menor extensão, Itália compensaram o abrandamento em França", acrescentou Bert Colijn.
No último trimestre de 2025, Alemanha cresceu 0,3%, deixando a recessão técnica que já vinha dos dois trimestres anteriores.
PUB
Entre os estados-membros para os quais há dados disponíveis para o quarto trimestre de 2025, a Lituânia foi o país que registou um crescimento em cadeia mais acentuado (1,7%), seguindo-se Espanha e Portugal (ambos com 0,8%). Pelo contrário, a Irlanda foi o único Estado-membro a registar uma quebra face ao trimestre anterior (0,6%).
Espanha acelerou face aos 0,6% registados no terceiro trimestre, obtendo um crescimento 0,2 pontos acima do previsto; Itália também acelerou, crescendo 0,3% no final do ano face aos 0,1% registados no trimestre anterior.
Já em termos homólogos, o PIB cresceu 1,3% na Zona Euro e 1,4% na UE no quarto trimestre, abrandando face aos 1,4% e 1,6% registados respetivamente no trimestre anterior.
PUB
(Notícia atualizada com mais informação às 10:38)
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Economia dados Economia negócios e finanças Economia (geral) União Europeia PortugalMais lidas
O Negócios recomenda