Conjuntura Economia francesa deverá abrandar neste último trimestre

Economia francesa deverá abrandar neste último trimestre

França tem conseguido superar as estimativas, apresentando ritmos de crescimento da economia superiores ao esperado. O banco central do país vem agora moderar o otimismo, apontando para uma travagem da economia neste último trimestre do ano.
Economia francesa deverá abrandar neste último trimestre
ANTOINE ANTONIOL
Sara Antunes 12 de novembro de 2019 às 10:40

França revelou que o seu produto interno bruto (PIB) cresceu 0,3% no terceiro trimestre, mantendo o ritmo de crescimento registado no segundo trimestre do ano, apesar de as previsões apontarem para um abrandamento. Este desempenho da economia superou assim as estimativas dos economistas, que esperavam um crescimento de 0,2%.

 

Agora, o banco central de França apresentou as suas estimativas para este último trimestre, prevendo um abrandamento do PIB. A previsão do Banco de França aponta para que o PIB cresça 0,2% no quarto trimestre de 2019.

 

Quanto ao acumulado do ano, o banco central mantém a estimativa de 1,3%.

 

França tem conseguido "escapar" à contração de países como a Alemanha. As previsões apontam para que a maior economia europeia tenha entrado em recessão no terceiro trimestre. Mas os números só serão conhecidos no dia 14. Ainda assim, a recessão técnica – que implica dois trimestres consecutivos de contração da economia – terá sido pequena.

 

Os dados de Portugal, sobre o terceiro trimestre do ano, também serão conhecidos na próxima quinta-feira.

 




Marketing Automation certified by E-GOI