Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Economia italiana contrai mais do que o previsto no segundo trimestre

A contracção do produto interno bruto (PIB) de Itália no segundo trimestre foi superior à primeira estimativa, num período em que o aumento das exportações não compensou a quebra do consumo interno.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 10 de Setembro de 2013 às 09:32
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O PIB de Itália contraiu 0,3% no segundo trimestre do ano, face aos três meses anterior, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo instituto de estatística italiano, o Istat. A primeira leitura do PIB, divulgada a 6 de Agosto, apontava para uma contracção de 0,2%.

 

A contribuir para a queda da economia esteve a quebra de 0,4% do consumo privado. Já as exportações cresceram 1,2%, segundo a mesma fonte, citada pela Bloomberg.

 

Itália está a passar por um período conturbado em termos económicos e políticos. Itália está a passar pelo maior período de recessão desde a II Guerra Mundial, ao mesmo tempo que tem de reduzir a sua dívida e está com uma crise política.

 

Depois de Silvio Berlusconi ter sido considerado culpado pela justiça italiana de fraude fiscal, o Senado vai reunir-se para decidir se expulsa o ex-primeiro-ministro deste órgão. As reuniões da comissão criada para avaliar a situação começaram esta segunda-feira, dia 9 de Setembro, e poderão prolongar-se por algumas semanas. Certo é que Berlusconi já ameaçou que se for expulso poderá fazer cair o Governo, uma vez que o seu partido é um dos que dá a maioria a Enrico Letta, primeiro-ministro italiano.

Ver comentários
Saber mais Itália economia PIB conjuntura
Outras Notícias