pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Quase dois em cada 10 portugueses viajaram no primeiro trimestre

Quase 20% da população residente em Portugal fez, pelo menos, uma deslocação turística entre Janeiro e Março. Os maiores crescimentos verificam-se nas viagens em lazer ou em trabalho.

Bloomberg
25 de Julho de 2018 às 11:27

Nos primeiros três meses do ano, o número de residentes a viajar aumentou. Ainda que os números sejam afectados pelo efeito Páscoa (1 de Abril), que este ano apanhou o final de Março, os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta quarta-feira, dia 25 de Julho, mostram uma maior propensão dos portugueses para viajar em lazer e em trabalho, e cada vez mais para o estrangeiro.

Este aumento do turismo entre os residentes é visível na proporção de cidadãos que realizou pelo menos uma viagem: "No 1º trimestre de 2018, 18,6% da população residente realizou pelo menos uma deslocação turística, traduzindo um aumento de 3,2 pontos percentuais face a idêntico período de 2017". Ou seja, quase dois em cada 10 portugueses viajou nos primeiros três meses do ano. 

Quase dois em cada 10 portugueses viajaram no primeiro trimestre

No total realizaram-se 4,5 milhões de deslocações, mais 12,1% do que no mesmo período do ano passado.

Aprofundando a análise dos dados, é possível concluir que são as viagens de lazer e de negócios que estão a crescer a um ritmo mais acelerado.

Apesar de as viagens realizadas para "visita a familiares ou amigos" continuem a representar a maior parte das deslocações (2,2 milhões), a sua proporção caiu no primeiro trimestre. Já as viagens realizadas por "lazer, recreio ou férias" (1,54 milhões) ou por motivos "profissionais ou de negócios" (494,1 mil) aumentaram o seu peso.

Quanto ao destino, os residentes preferem viajar em território nacional, tendo as viagens ao exterior uma expressão muito menor. Ainda assim, as idas ao estrangeiro (+14,9%) estão a crescer a um ritmo superior às viagens domésticas (+11,8%). 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio