Economia Portugueses viajam mais e escolhem cada vez mais o estrangeiro

Portugueses viajam mais e escolhem cada vez mais o estrangeiro

Os portugueses continuam a viajar sobretudo dentro das fronteiras do país, mas são cada vez mais aqueles que decidem aventurar-se por outros territórios.
Portugueses viajam mais e escolhem cada vez mais o estrangeiro
Nuno Veiga/Lusa
Ana Batalha Oliveira 29 de julho de 2019 às 13:14

O número de viagens realizadas pelos portugueses nos primeiros três meses do ano aumentou 4,4% para os 4,7 milhões, nota o Instituto Nacional de Estatística num boletim sobre a procura turística dos residentes.

Entre os portugueses que decidiram viajar entre janeiro e março, aqueles que escolheram o estrangeiro como destino representaram 12,3% do total. Perdem assim em quota para as viagens "cá dentro", mas olhando à evolução, vê-se um crescimento consideravelmente superior: as deslocações para o estrangeiro aumentaram 22,4% relativamente ao período homólogo, enquanto as viagens dentro de Portugal subiram apenas 2,3%.

As razões para viajar também notam diferenças. Embora a "visita a familiares ou amigos" se tenha mantido como principal motivação para viajar no primeiro trimestre, caiu em número e em representatividade, passando a traduzir 44,3% do total em vez de 49,7%. Contudo, o grande destaque vai para as viagens de negócios, que dispararam 26,8% para passar a representar 13,4% do total. Já as viagens motivadas por "lazer, recreio ou férias" cresceram 16,2% para ocuparem 38,2% do total.

Na resposta à questão "onde ficar?", as mesmas estatísticas revelam que a opção por hotéis e similares é cada vez mais comum. Paralelamente, a escolha mais popular, o alojamento particular gratuito, reduziu 2 pontos percentuais para representar 68,4% das dormidas.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI