Alemanha estuda levantamento de restrições a voos de Portugal
O ministro da saúde alemão admitiu esta quinta-feira, 1 de julho, a possibilidade de voltar a abrir as portas do país a voos provenientes de países com alta prevalência da estirpe Delta do vírus, como é o caso de Portugal.
PUB
As declarações de Jens Spahn foram feitas durante uma conferência a propósito das restrições a viagens no país que, admite agora, podem ser alteradas para levantar a proibição a voos provenientes de Portugal e Reino Unido.
Resta a dúvida sobre se o levantamento das restrições se aplica apenas a alemães residentes no estrangeiro ou também a turistas que estejam a tentar entrar no país.
PUB
Por trás da possível decisão está o aumento da prevalência da estirpe no país germânico, em que 70% a 80% dos novos casos detetados no mês passado terão sido provocados pela variante Delta. Este era também o principal argumento a favor das restrições impostas a países como Portugal, com Berlim a procurar evitar a propagação desta estirpe mais contagiosa e perigosa.
A decisão ainda não está tomada, mas deve ser conhecida nos próximos dias. Caso se confirme a subida do número de casos causados pela variante e a proteção eficaz da vacinação, "[poderá] então tratar Portugal e o Reino Unido como áreas de alta incidência", em vez de "países com forte incidência da variante". Permitindo assim voos provenientes e com destino a estes territórios, disse o ministro alemão com a pasta da saúde.
PUB
Nesta altura, o Instituto Robert Koch na Alemanha estima que 50% dos novos casos sejam já causados pela variante Delta.
A Comissão Europeia desaconselhou a medida imposta na Alemanha, considerando-a um entrave à livre circulação no espaço europeu. Em particular, perante a entrada em vigor do Certificado Digital Covid-19, que permite aos cidadãos vacinados, com prova de imunidade ou teste negativo viajar sem ter de realizar uma quarentena obrigatória. Contudo, os países são livres de aplicar regras mais apertadas.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Alemanha Reino Unido Portugal saúde epidemias e pragas viagens restrições pandémicasAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda