Covid-19: Norte e Lisboa e Vale do Tejo com mais de 1% da população infetada
Nos últimos 10 dias o número de casos de infeção pelo coronavírus no Norte de Portugal acelerou de forma expressiva, passando de 356 novas infeções a 7 de outubro para 1.350 esta sexta-feira, 16 de outubro, quase quadruplicando. Desta forma, hoje a região nortenha superou a fasquia de 1% da população infetada.
PUB
Numa altura em que Portugal se aproxima da barreira dos 100 mil casos e de contar com 1% dos residentes infetados - faltam pouco mais de sete mil casos -, o Norte junta-se a Lisboa e Vale do Tejo como as regiões onde pelo menos um em cada 100 habitantes contraiu o coronavírus.
Estas duas regiões representam 70% da população portuguesa, com Lisboa e Vale do Tejo a contabilizar perto de 3,7 milhões de pessoas e o Norte a somar aproximadamente 3,6 milhões.
PUB
No Norte, os 37.157 casos registados desde o início da pandemia representam 1,04% da população.
Já em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), os 46.246 infetados correspondem a 1,26% dos residentes.
O resto do território apresenta níveis de incidência bastante inferiores. No Centro a taxa situa-se em 0,35%, enquanto no Alentejo esse valor cifra-se em 0,75%. Mais a sul, no Algarve, a taxa é de 0,48%.
PUB
Nas regiões autónomas, os níveis são residuais: 0,13% nos Açores e 0,12% na Madeira.
Quase 30 concelhos com mais de um em cada 100 residentes infetadosA 11 de outubro, última data para a qual existem dados da Direção-Geral de Saúde (DGS) ao nível dos municípios, eram 27 os concelhos com pelo menos 1% da população infetada.
PUB
Deste lote de concelhos, dez situavam-se em Lisboa e Vale do Tejo, com nove localizados na Área Metropolitana de Lisboa (AML) e ainda a Azambuja.
No Norte contabilizavam-se 13 concelhos com mais de 1% da população infetada, dos quais cinco na Área Metropolitana do Porto (AMP).
É também nesta região que se encontra o concelho com maior incidência: Vimioso (2,29%).
PUB
No Alentejo, os concelhos de Reguengos de Monsaraz e Mora também superavam a fasquia de 1% da população com testes positivos.
No Centro, apenas os municípios de Condeixa-a-Nova e Ovar contam com mais de um em cada 100 habitantes infetados.
Norte com metade das infeções do país em outubro
PUB
Na primeira quinzena de outubro, a região Norte contabiliza 9.788 novos casos, o que corresponde a 50,2% do total nacional. Apenas em abril, mas no total do mês, foram registados mais infeções na região Norte: 9.957.
Em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), o número de novas infeções em outubro totaliza 7.139, representando 36,6% dos casos em Portugal.
A região Centro, com 1.622 casos entre 1 e 15 de outubro, também já superou o total de casos registado em todo o mês de setembro.
PUB
No Alentejo, os 404 casos apenas representam 2,1% dos casos nacionais em outubro, abaixo dos 3,1% observados em setembro. Já no Algarve, os 431 novos casos pesam 2,2% no total, menos um ponto percentual do que no mês anterior.
Nas regiões autónomas, os Açores somam 35 casos em outubro (0,2% do total) e a Madeira contabiliza 87 infeções, o que corresponde já ao valor mensal mais elevado de sempre na região.
PUB
Média diária de novos casos mais do que duplica valores de setembroA média diária de novos casos de infeção pelo coronavírus registada na primeira metade deste mês atingiu esta sexta-feira os 1.300 casos diários, mais do que duplicando os valores de todo o mês de setembro.
No mês passado, até agora o pior em número de casos desde o início da pandemia, a média diária de novas infeções cifrou-se em 605 casos.
O número total de óbitos nestes 15 dias colocam já outubro como o quarto mês mais mortífero.
PUB
Entre 1 e 15 de outubro registaram-se 172 vítimas mortais pela covid-19, mais 19 do em todo o mês de setembro.
Os meses mais "negros" continuam a ser abril (820 mortes), maio (417) e março (187).
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda