Eslováquia vai ser o primeiro país a testar toda a população

A operação vai decorrer num único fim de semana. A obrigatoriedade da medida ainda está em análise por parte do governo de Bratislava.
Reuters
Vicente Lourenço 19 de Outubro de 2020 às 17:17

O governo da Eslováquia quer testar 5,5 milhões de pessoas à covid-19 no espaço de um único fim de semana. A medida ambiciosa foi aprovada, este domingo, num conselho de ministros extraordinário.

PUB

Para conseguir levar a efeito a medida, e de acordo com o Diário de Notícias, o Executivo de Bratislava delega nas mãos das Forças Armadas a responsabilidade de organizar a operação. Ao todo, vão ser mobilizados oito mil elementos durante o fim de semana de 31 de outubro e 1 de novembro. Será nessas datas que os testes rápidos à população vão ser realizados.

Os cidadãos deverão então deslocar-se às cerca de 6.000 assembleias de voto onde costumam votar para realizarem o teste. Nos locais, estará pessoal médico a recolher as provas.

 

PUB

Governo estuda obrigatoriedade da medida

O primeiro-ministro eslovaco, Igor Matovic, admite estar ainda a analisar a hipótese de os testes serem obrigatórios. O governante defende que para a operação ter sucesso, é imperativa a adesão do maior número de pessoas.

Caso os testes sejam mesmo obrigatórios, será necessária uma reforma da lei. No entanto, mesmo perante um regime voluntário, o governo está a encorajar ao máximo a participação na medida, equacionado retirar apoios sociais e benefícios fiscais a quem não realizar o teste à covid-19.

PUB

Desde que a pandemia chegou à Eslováquia, infetou mais de 30 mil pessoas e já fez 92 óbitos.

 

Saber mais sobre...
Saber mais Eslováquia população testes Covid-19
Pub
Pub
Pub