Porto vai testar todos os idosos e funcionários dos lares da cidade
Os mais de 1.500 idosos a residir em lares ou residências coletivas na cidade do Porto, assim como os funcionários dessas instituições, vão ser testados para a covid-19 durante os próximos dias, através de um "rastreio sistemático e inédito" no país.
PUB
A Câmara do Porto adiantou esta quinta-feira, 26 de março, que esta mega operação vai implicar a montagem de unidades de cuidados na Pousada da Juventude e no SuperBock Arena / Pavilhão Rosa Mota e contará com o apoio do Exército, que ali montará 300 camas.
PUB
Os centros de saúde vão ajudar na recolha das amostras, o Hospital de São João vai garantir a análise das amostras e a divulgação dos resultados em 24 horas e os bombeiros municipais vão ajudar no transporte e na assistência pré-hospitalar. Os cerca de 5.000 testes são disponibilizados pela Fundação Fosun e pela Gestifute.
PUB
PUB
A autarquia explica que esta operação de rastreio "implica a segregação consecutiva da população infetada dos que resultarem negativos no teste e que serão transferidos – pelos meios dos próprios centros e com o apoio do Batalhão de Sapadores dos Bombeiros do Porto – para espaços ‘limpos’ que estão a ser preparados pela Câmara", explicou a autarquia.
PUB
"Não podemos abandonar os lares e estas populações neste momento e tudo faremos, até ao limite das competências municipais e das nossas próprias forças, para salvar todos os que pudermos salvar", frisou Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, citado num comunicado de imprensa.
PUB
PUB
O município nortenho insiste que "a ideia é segregar completamente cidadãos idosos infetados e não infetados e acompanhar ambos" e está a "recrutar soluções de pessoal auxiliar em regime de voluntariado ou mobilidade" para colaborar neste exercício.
PUB
A Direção Geral de Saúde (DGS) anunciou esta quinta-feira, 26 de março, que aumentou para 60 o número de vítimas mortais em Portugal devido à covid-19, uma subida de 17 (40%) face ao dia anterior. O número de infetados (casos confirmados) no país ascende a 3.544.
Saber mais sobre...
Saber mais Coronavírus covid-19 porto rastreio lares de idosos câmara rui moreira fosun gestifuteQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda