pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Certificado digital será aplicado para ir a jogos de futebol e espetáculos, diz Marques Mendes

O certificado digital relativo à covid-19 vai poder ser utilizado não só para as viagens internacionais, mas também para ir a jogos de futebol, espetáculos ou casamentos. Decreto-lei será aprovado já na quinta-feira, avançou este domingo Marques Mendes.

marques mendes
marques mendes
20 de Junho de 2021 às 21:05

O Governo vai aprovar já na quinta-feira a utilização do certificado digital referente à covid-19 para ir a eventos como casamentos, jogos de futebol ou espetáculos, indicou este domingo Luís Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário na SIC.

Segundo o comentador, além destas três situações, o Governo está ainda a estudar outras possibilidades em que o certificado covid possa substituir os testes.

"Ao que apurei, o Governo vai aprovar um Decreto-Lei a determinar que o Certificado Covid se aplique cá dentro e não apenas em viagens", disse. "Exemplificando: quem tiver Certificado Covid pode ter acesso sem restrições a casamentos, jogos de futebol e espectáculos. Estas três situações já estão definidas. Mas o Governo está ainda a estudar a hipóteses de alargar o Certificado Covid a outras situações, atividades e eventos, designadamente no acesso a restaurantes", detalhou Marques Mendes.

"E eu acrescentaria: liberdade de circulação. Quem tiver Certificado Covid não deve ter restrições à circulação pelo país", atirou.

"Nesta fase da pandemia, o caminho não é fechar ou voltar a confinar. A solução é testar mais e vacinar ainda mais depressa. Ora, o Certificado Covid é um incentivo à testagem e à vacinação. Quem já estiver vacinado pode ter o Certificado; quem ainda não estiver vacinado pode tê-lo na mesma se fizer teste e o teste for negativo", argumentou.

Isolamento da Área Metropolitana de Lisboa é "bem intencionada" mas pouco eficaz

Luís Marques Mendes referiu ainda a decisão do Governo de interditar as deslocações de e para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) durante o fim de semana.

"A decisão é bem intencionada: evitar que a variante delta se espalhe pelo país", reconheceu.

No entanto, o antigo presidente do PSD tem grandes reservas quanto à eficácia da decisão.

"Tenho sérias dúvidas é que a medida seja eficaz. Querendo sair, as pessoas acabam por sair na mesma", concluiu.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio