Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Certificado digital será aplicado para ir a jogos de futebol e espetáculos, diz Marques Mendes

O certificado digital relativo à covid-19 vai poder ser utilizado não só para as viagens internacionais, mas também para ir a jogos de futebol, espetáculos ou casamentos. Decreto-lei será aprovado já na quinta-feira, avançou este domingo Marques Mendes.

Pedro Curvelo pedrocurvelo@negocios.pt 20 de Junho de 2021 às 21:05
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
O Governo vai aprovar já na quinta-feira a utilização do certificado digital referente à covid-19 para ir a eventos como casamentos, jogos de futebol ou espetáculos, indicou este domingo Luís Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário na SIC.

Segundo o comentador, além destas três situações, o Governo está ainda a estudar outras possibilidades em que o certificado covid possa substituir os testes.

"Ao que apurei, o Governo vai aprovar um Decreto-Lei a determinar que o Certificado Covid se aplique cá dentro e não apenas em viagens", disse. "Exemplificando: quem tiver Certificado Covid pode ter acesso sem restrições a casamentos, jogos de futebol e espectáculos. Estas três situações já estão definidas. Mas o Governo está ainda a estudar a hipóteses de alargar o Certificado Covid a outras situações, atividades e eventos, designadamente no acesso a restaurantes", detalhou Marques Mendes.

"E eu acrescentaria: liberdade de circulação. Quem tiver Certificado Covid não deve ter restrições à circulação pelo país", atirou.

"Nesta fase da pandemia, o caminho não é fechar ou voltar a confinar. A solução é testar mais e vacinar ainda mais depressa. Ora, o Certificado Covid é um incentivo à testagem e à vacinação. Quem já estiver vacinado pode ter o Certificado; quem ainda não estiver vacinado pode tê-lo na mesma se fizer teste e o teste for negativo", argumentou.

Isolamento da Área Metropolitana de Lisboa é "bem intencionada" mas pouco eficaz

Luís Marques Mendes referiu ainda a decisão do Governo de interditar as deslocações de e para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) durante o fim de semana.

"A decisão é bem intencionada: evitar que a variante delta se espalhe pelo país", reconheceu.

No entanto, o antigo presidente do PSD tem grandes reservas quanto à eficácia da decisão.

"Tenho sérias dúvidas é que a medida seja eficaz. Querendo sair, as pessoas acabam por sair na mesma", concluiu.

Ver comentários
Saber mais Luís Marques Mendes Certificado digital Área Metropolitana de Lisboa casamentos futebol espetáculos
Outras Notícias