Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Reino Unido também quer esclarecimentos da China sobre o coronavírus

"Apenas sendo abertos e transparentes é que vamos aprender" com a pandemia, afirma o ministro da Defesa britânico.

Negócios jng@negocios.pt 04 de Maio de 2020 às 15:23
  • Assine já 1€/1 mês
  • 14
  • ...

O ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, mostrou-se de acordo com a ideia de que a China deve explicações ao resto do mundo sobre a origem do novo coronavírus, numa altura em que Donald Trump está a acusar o gigante asiático de ter fabricado o vírus em laboratório.

Confrontado com a questão de se a China deveria esclarecer os restantes países sobre a velocidade com que comunicou a gravidade do vírus, o ministro da Defesa britânico foi perentório: "sim, penso que sim".

"Apenas sendo abertos e transparentes é que vamos aprender com isto, e a china precisa de ser aberta e transparente sobre o que aprendeu, as suas falhas, mas também os seus sucessos", continuou o mesmo responsável.

Apesar de considerar que a China deve explicações, Wallace acrescenta que a prioridade agora não é essa, mas antes controlar a pandemia e fazer com que as economias regressem ao normal. As declarações foram feitas para uma rádio, a LBC.  

O presidente norte-americano, Donald Trump, tem veiculado a ideia de que a China criou o novo coronavírus em laboratório, uma posição repetida pelo seu secretário de Estado, Mike Pompeo, que afirmou que existem provas evidentes de que a covid-19 nasceu num laboratório no epicentro da pandemia, a cidade chinesa de Wuhan. 

"Vamos apresentar um relatório muito forte sobre o que achamos exatamente que aconteceu", disse Trump sobre as questões do laboratório em Wuhan. "Acho que vai ser muito conclusivo."

Ver comentários
Saber mais Reino Unido China Ben Wallace Donald Trump política questões sociais governo (sistema) organizações internacionais executivo (governo) diplomacia
Outras Notícias