Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Um em cada 20 portugueses já foi infetado pelo coronavírus. Veja no mapa os concelhos mais atingidos

Os casos acumulados de infeção pelo coronavírus representam já quase 5% da população. Mas há concelhos onde mais de 10% dos residentes já estiveram infetados. Veja no mapa a situação do seu concelho.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
Os 496.552 casos confirmados de infeção pelo coronavírus desde o início da pandemia significam que 4,75% da população portuguesa está ou já esteve infetada. Se considerarmos apenas Portugal continental esse valor sobe para 5%, ou seja, um em cada 20 portugueses já foi infetado. Na Madeira apenas 0,87% da população contraiu covid-19 e nos Açores esse valor é de 1,1%.

A incidência, contudo, varia bastante de concelho para concelho. A 5 de janeiro, últimos dados divulgados pela Direção-Geral de Saúde (DGS), existiam 49 municípios, todos em Portugal continental, onde pelo menos 5% da população já contraiu o coronavírus.

As situações mais graves concentram-se no Norte, a região com mais casos (238.581) e mais óbitos (3.533). Aliás, dos 49 concelhos acima da fasquia dos 5% de infetados 40 localizam-se no Norte.

Paços de Ferreira e Lousada com mais de 10% da população infetada

Nos concelhos de Paços de Ferreira e Lousada, que foram alvo de medidas restritivas ainda em outubro, antes dos estados de emergência, um em cada 10 residentes estão ou já estiveram infetados.

Na "capital do móvel" a situação, entretanto, aligeirou, encontrando-se o concelho atualmente em risco elevado e tendo registado 222 novos casos entre 23 de dezembro e 5 de janeiro. Também em Lousada a incidência tem vindo a baixar, com 208 casos no mesmo período.

A sub-região do Tâmega e Sousa, aliás, supera largamente a média nacional, com quase 7% dos mais de 415 mil habitantes infetados. Dos 11 municípios desta sub-região, sete superam os 5% da população contagiada.

Área Metropolitana do Porto acima da média nacional

Na Área Metropolitana do Porto (AMP), que conta com uma população de 1,7 milhões, são 5,56% os infetados, o que corresponde a 96.125 pessoas.

E apenas quatro dos 17 municípios ficam abaixo da fasquia dos 5%: Arouca, Maia, Vale de Cambra e Vila Nova de Gaia.

Em contrapartida, Póvoa de Varzim, Trofa e Vila do Conde têm mais de 7% de contágios.

No concelho do Porto são 5,57% os residentes já infetados, o que equivale a mais de 12 mil pessoas.

Área Metropolitana de Lisboa ainda abaixo dos 4%

Na Área Metropolitana de Lisboa (AML), onde residem 2,86 milhões de pessoas, um em cada 25 habitantes está ou esteve infetado. Isso corresponde a 114.354 casos.

Aqui, nenhum dos 18 municípios atinge a fasquia dos 5%, embora vários se encontrem próximos desse patamar.

As situações mais graves registam-se em Lisboa e Loures, ambos com 4,7% de infeções. Amadora, Odivelas e Sintra também superam os 4%.

Guimarães, Famalicão e Barcelos são os maiores concelhos com pior situação

Entre os concelhos mais populosos (com mais de 100 mil habitantes) as situações mais graves ocorrem em Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Barcelos.

Na "cidade berço" 8,56% da população já contraiu o coronavírus. Ou seja, um em cada 12 habitantes está ou esteve com covid-19.

No concelho famalicense a percentagem de infetados cifra-se em 7,5% e em Barcelos esse valor é de 6,3%.

Ainda entre os municípios com mais residentes, embora abaixo dos 100 mil, destacam-se Vila do Conde e Paredes, com 7,2% e 6,7% da população infetada, respetivamente.
Ver comentários
Saber mais Portugal Paços de Ferreira Lousada Porto Vila Nova de Famalicão Lisboa Vila do Conde Guimarães Barcelos covid percentagem incidência concelhos
Outras Notícias