Morreu Harper Lee, autora de "Não matem a cotovia"
A escritora norte-americana Nelle Harper Lee, que recebeu o Prémio Pulitzer em 1961 pela obra "Não matem a cotovia", morreu aos 89 anos, confirmaram várias fontes em Monroeville, cidade natal da autora, citadas pelo site local Al.com.
Em Outubro de 2015, foi publicado em Portugal "Vai e Põe uma Sentinela", o segundo livro de Harper Lee. Há 50 anos que a escritora não publicava.
A morte da autora foi entretanto confirmada por uma porta-voz da câmara de Monroeville, no estado de Alabama, sul dos Estados Unidos.
O segundo romance da autora é uma sequela da obra "Não matem a cotovia", cuja tradução portuguesa mais recente é "Mataram a cotovia", considerada uma das obras-primas da literatura do século XX.
A obra volta ao personagem principal, Jean Louise Finch, que viaja para Maycomb, a sua cidade natal no Alabama, para visitar o pai, Atticus.
A acção de "Vai e põe uma sentinela" decorre durante o turbulento período de meados da década de 1950, quando a nação está dividida em torno das questões raciais.
É então que Jean Louise Finch descobre verdades perturbadoras acerca da família, da cidade e das pessoas de quem gosta, levando-a a um confronto com valores, princípios, e problemas de ordem pessoal e política.
Escrito antes de "Mataram a cotovia", este romance apresenta muitos dos mesmos personagens desse primeiro romance, mas vinte anos mais velhos.
O manuscrito tinha sido dado como perdido, mas "Go set a watchman" - o título original - foi descoberto em 2014 e publicado em inglês a 14 de Julho de 2015, ocupando os primeiros lugares dos tops dos livros mais vendidos nos Estados Unidos e em Inglaterra.
Nelle Harper Lee nasceu em 1926 em Monroeville. Era a mais nova dos quatro filhos do advogado Amasa Coleman Lee e Frances Cunningham Finch Lee.
Em criança, Lee frequentou a escola primária e o liceu a poucos quarteirões da sua casa na Alabama Avenue.
Numa entrevista publicada em Março de 1964, a autora fez uma breve descrição da sua infância: "Nasci numa pequena cidade chamada Monroeville, Alabama, no dia 28 Abril de 1926. Frequentei uma escola primária local, andei no liceu local e depois fui para a Universidade do Alabama [onde frequentou Direito]. É isto, no que diz respeito à educação".
A autora mudou-se para Nova Iorque em 1949, onde trabalhou num departamento de reservas de uma companhia aérea, enquanto tentava uma carreira como escritora.
Oito anos depois, Lee apresentou o manuscrito da obra "To Kill a Mockingbird" (no original) a J.B. Lippincott & Co., que lhe pediu que reescrevesse o romance. A obra seria publicada a 11 de Julho de 1960, sendo um sucesso comercial, mas também entre os críticos.
A adaptação cinematográfica do romance estreou em 1962, no dia de Natal, e foi um sucesso de bilheteira.
A saúde da escritora estava debilitada desde 2007, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).
"Mataram a Cotovia" - do qual já foram vendidos mais de 30 milhões de exemplares em todo o mundo - foi eleito o Melhor Romance do Século pelo Library Journal, em 1999.
A autora norte-americana foi distinguida com a Medalha Presidencial para a Liberdade, em 1999, pelo seu contributo prestado à literatura.
Mais lidas