Revista de imprensa nacional
Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Segurança Social acelera penhoras de imóveis (Jornal de Negócios) A Segurança Social, através do Instituto de Gestão Financeira (IGFSS), vai passar a ter acesso "online" e em tempo real à base de dados das matrizes prediais da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI). Objectivo: a instrução de processos de registo nas Conservatórias de Registo Predial e, mais rapidamente, formalizar a penhora de bens imóveis a contribuintes devedores.
Prestações da habitação deverão começar a descer a partir de Março (Jornal de Negócios) Finalmente há luz ao fundo do túnel. Os encargos com os empréstimos à habitação aumentaram, e voltaram a aumentar. Um cenário que persiste desde 2005. Mas há, aparentemente, boas notícias no horizonte. O início de 2008 deverá ditar uma diminuição das prestações mensais dos empréstimos à habitação.
Governo rejeita pacto de regime para obras públicas (Diário Económico) Os construtores pediram um acordo PS/PSD sobre as grandes obras. Luís Filipe Menezes aceitou. Mas os socialistas não querem.
Itaú tem dúvidas sobre fusão do BCP e BPI (Diário Económico) O segundo maior accionista do BPI considera que há poucas certezas na fusão.
Sindicatos da CGTP e da UGT discutem greve conjunta na função pública (Público) Ministro Teixeira dos Santos fecha a porta a aumentos superiores a 2,1 por cento.
Organizações sindicais iniciaram contactos que podem levar a paralisação geral no sector.
Despesas confidenciais dos bancos presentes na zona franca tributadas a 70% (Público) Já este ano a Associação Portuguesa de Bancos tinha pedido ao Governo para alterar esta legislação. Uma pretensão não atendida até ao momento.
Menos um ano de casa custa 2,7% da pensão (Diário de Notícias) Os funcionários que, em 2008, recorram ao novo mecanismo de antecipação da reforma, aprovado na semana passada, vão perder 2,7% da futura pensão por cada ano de serviço a menos que prestem ao Estado. Este corte resulta da fórmula de cálculo da pensão e é proporcional ao diferencial entre o número de anos de trabalho e o limite fixado para a pensão completa (actualmente nos 37 anos, mas que será de 40 em 2013).
Sindicatos preparam greve conjunta para final de Novembro (Diário de Notícias) Os três sindicatos da Função Pública vão convocar uma greve para a última semana de Novembro. Esta é a sua resposta àquilo que classificam de "rigidez negocial" do Ministério das Finanças em matéria salarial.
Mais lidas