Revista de imprensa internacional
As principais notícias económicas na imprensa internacional.
Berlusconi quer usar as leis de protecção de falência para salvar Alitália (Finanza & Mercati) - O governo do primeiro-ministro, Sílvio Berlusconi, está a considerar usar as leis de protecção de falência para salvar a Alitália, maior transportadora aérea italiana que não tem registado lucros, avançou o «Finanza & Mercati», citando fonte governamental. Esta medida permitiria à transportadora aérea a redução de postos de trabalho e a venda de activos sem o consentimento do sindicato dos trabalhadores. A Alitália iria juntar as suas operações de voo com a Air France e vender activos para recomprar obrigações em 2007, explica a mesma fonte. No entanto, a Alitália negou este tipo de protecção à falência. Os nove sindicatos dos trabalhadores da Alitália fizeram uma série de greves nos primeiros quatro meses do ano como forma de protesto ao plano de reduação de postos de trabalho, uma vez que a empresa estava a perder 2,2 milhões de dólares por dia. O presidente executivo, Giancarlo Cimoli está a discutir um plano de trabalho com os sindicatos para ganhar a sua aprovação.
Venda de acções da Enel poderá começar no final de Outubro (Il Sole) - A oferta de mais de 20% das acções da Enel poderá ter lugar no final de Outubro, em vez de acontecer a meados de Novembro como inicialmente planeado. Um ou dois bancos de investimento vão ser escolhidos quinta-feira para ajudarem na gestão da venda juntamente com os coordenadores globais, a Merrill Lynch & Co e a Mediobanca.
Dia 4 de Agosto, o departamento das Finanças italiano disse que iria vender até 7,8 mil milhões de euros de acções da Enel para reduzir a grande dívida na União Europeia. A venda de acções seria a maior efectuada este ano.
Berlusconi compra 35 milhões de acções da Mediaset e na Mondadori (MF) - O primeiro-ministro italiano, Sílvio Berlusconi, comprou em Julho, 35 milhões de euros de acções na Mediaset e na Arnoldo Mondadori Editore, empresas por ele controladas. Berlusconi detém a Mondadori e a Mediaset através da «holding» familiar Fininvest.
Berlusconi comprou 1,3 milhões de acções na Mediaset através de um programa de recompra de acções e outras 1,8 milhões de acções através da Fininvest.
Governo espanhol diz que Sogecable limita concorrência (La Gaceta) - O governo espanhol considera que os contratos exclusivos da Sogecable com seis estúdios de filmes americanos limita a concorrência, avançou o «La Gaceta de los Negócios», citando o Ministério da Economia do país. O Grupo Corporativo ONO, outro operador cabo espanhol, queixou-se que tais contratos exclusivos bloqueiam o seu acesso a novos filmes.
Mais lidas