Revista de imprensa diária
Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Fecho ilegal de empresas vai das pena de prisão até dois anos (Jornal de Negócios)Os terrenos da Bombardier na Amadora estão classificados no PDM (plano director municipal) como de utilização industrial e de serviços, e podem vir a receber uma zona de comércio e serviços.
Efacec distribui dividendos apesar da reestruturação do capital (Jornal de Negócios)A administração da Efacec Capital vai propor aos accionistas a distribuição de 3,12 milhões de euros em dividendos aos accionistas, apesar de ter concluído uma operação de reestruturação de capitais em que solicitou aos detentores de capital que injectassem dinheiro na empresa.
Retoma arranca no sector automóvel (Prémio) Impulsionador tradicional da actividade económica, o sector automóvel tem andado por «maus lençóis». Depois da retracção dos últimos anos, os agentes do sector anseiam pela prometida revisão do imposto automóvel.
Hospitais SA sem sanções (Diário Económico)Os hospitais-empresa que não cumprirem os montantes de produção médica estipulados nos contratos-programa vão este ano ficar isentos de penalização, disse ao Diário Económico o coordenador da estrutura de missão para a empresarialização destas 31 unidades de saúde.
Estado recupera 70 milhões do investimento no Euro 2004 (Diário Económico) A IX Conferência do Diário Económico debate hoje, no Europarque, em Santa Maria da Feira, o impacto económico do Euro 2004. O investimento público será um dos temas em destaque: segundo um estudo liderado pelo ISEG, o Estado já conseguirá recuperar nesta fase do processo mais de 70 milhões de euros em impostos e outras receitas.
Caixagest vendeu fundo de investimento acima preço durante um ano e meio (Público) A Caixagest, sociedade gestora dos fundos de investimento da Caixa Geral de Depósitos (CGD), vendeu por um preço acima do valor do mercado e durante cerca de um ano e meio o Fundo Caixagest Obrigações Euro
Lucro do Montepio Cai 59,2% (Público) O Montepio Geral obteve um lucro de 21,5 milhões de euros no exercício de 2003, menos 59,2% em relação ao ano anterior. Os principais indicadores de rentabilidade tiveram uma quebra, tendo a Rendibilidade dos Recursos Próprios (ROE) registado um decréscimo de 6,7 pontos percentuais (3,7 por cento em 2003, contra 10,4% em 2002).
Gasolina já subiu 4,7% desde Janeiro (Diário de Notícias) Sem que a maioria dos consumidores se apercebesse, o preço dos combustíveis voltou a subir esta semana, mais propriamente na terça-feira (Galp) e na quarta-feira (BP e Shell). Mas os aumentos não vão ficar por aqui.
Turistas sem medo (Correio da Manhã) Portugal pouco ou nada terá a ganhar como destino turístico alternativo ao mercado espanhol, na sequência dos atentados terroristas de 11 de Março, em Madrid. Contrariamente ao que se poderia pensar, o medo parece ser algo de que as pessoas se esquecem com relativa rapidez e, como tal, o nosso país não deverá ganhar novos visitantes que "fujam" do país vizinho.
Mais lidas