Revista de imprensa diária
As principais notícias de economia na imprensa diária de hoje.
Estas são as principais notícias económicas na imprensa diária de hoje:
João Freixa diz que Interbolsa não está à venda (Jornal de Negócios) O presidente da Euronext Lisbon afirma que a Interbolsa «não está à venda», na sequência de Luís Rodrigues, presidente da direcção da OPEX ter demonstrado interesse na aquisição da entidade portuguesa de liquidação e custódia de títulos, de forma a mantê-la em mãos nacionais.
Marco de Canaveses em ruptura financeira (Jornal de Negócios) Depois de o Governo ter dado luz verde ao plano de reequilíbrio financeiro da Câmara Municipal de Setúbal, a ministra das Finanças tem em cima da mesa um pedido de ajuda financeira ao município de Marco de Canaveses.
Assalto ao Tribunal Tributário de Lisboa põe a nu insegurança (Público) As instalações do 5º juízo do Tribunal Tributário de Lisboa foram assaltadas, em Julho passado, tendo sido roubado material dos funcionários e magistrados, bem como equipamento informático do tribunal que continua sem segurança. Sem equipamento, os serviços ficaram "impossibilitados de levar a cabo inquirições de testemunhas", que ficou adiada sem prazo.
PS leva estatutos da Casa do Douro ao Parlamento (Público) Os deputados do PS eleitos pelos círculos de Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda continuam a insistir na "inconstitucionalidade" dos novos Estatutos da Casa do Douro (CD) e apresentaram já na Assembleia da República o pedido de reapreciação da nova legislação.
CTT pressionam chefes a comprar cartões BPI (Diário de Notícias) A Direcção Comercial Norte dos CTT assume ter recebido um «ultimato» por causa dos maus resultados na venda de cartões do BPI nas Estações de Correio Tipo A, as mais importantes. Rogério Oliveira, responsável daquele departamento do Norte, decidiu que cada chefe de estacão deverá subscrever, ele próprio, o seu cartão do BPI, «não esquecendo a possibilidade de juntar um titular adicional».
Bruxelas elogia Portugal por execução de fundos (Diário de Notícias) Portugal aplicou de forma correcta os fundos comunitários no período entre 2000 e 2002. Quem o diz é a Comissão Europeia (CE), numa carta enviada às Finanças. «Os serviços da CE analisaram o documento (?) e verificaram que, no período 2000/2002, Portugal respeitou o Principio da Adicionalidade no que se refere ao Quadro Comunitário de Apoio (QCA)».
Sisa obriga à realização de escritura até 31 de Dezembro (Diário Económico) Quem pretender comprar um imóvel nos próximos dois meses, não pode pagar a Sisa em Dezembro e fazer a escritura em Janeiro. Com a entrada em vigor da nova legislação sobre a reforma da tributação do património, a administração fiscal entende que as sisas pagas até 31 de Dezembro de 2003 só podem ser apresentadas nas escrituras realizadas aquela data, não sendo possível dividir as duas acções entre o final de 2003 e o início de 2004.
Exército deve 54 milhões de euros aos Estabelecimentos Fabris (Diário Económico) No final do ano, o Exército deverá 54 milhões de euros aos seus próprios Estabelecimentos Fabris: a Manutenção Militar (MM), as Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento (OGFE) e o Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos. Para fazer face às suas dificuldades financeiras, o ramo acaba por não pagar todos os bens que requisita a estes serviços e fundos autónomos estatais.
«Admito que 2004 ainda será um ano difícil para a Sonae Indústria» (Diário Económico) O novo responsável da SI diz que do ponto de vista teórico não faz sentido ter uma empresa cotada com baixa dispersão de capital. Além disso, Moreira da Silva sublinha que na Europa só existe mais uma empresa do sector que se encontra cotada.
Mais lidas