pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária

11 de Outubro de 2006 às 08:13

SNS regista "lucros" pela primeira vez na história (Jornal de Negócios) O Serviço Nacional de Saúde (SNS) deverá registar, pela primeira vez na sua história, um resultado positivo num exercício. De acordo com os números ainda provisórios do Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde (IGIF), apresentados ontem pelo ministro da Saúde no Parlamento, o saldo do exercício do SNS deverá atingir os 40,8 milhões de euros em 2006.

Governo diz que poupa 2,8% do PIB até 2050 com acordo na Segurança Social (Jornal de Negócios) As medidas previstas no acordo terão efeitos desfasados no tempo, mas o Executivo garante que em 2050 permitirão poupar 2,8% do PIB. O ministro da Segurança Social, Vieira da Silva, precisou que os efeitos em 2007 serão alcançados principalmente com os resultados do combate à fraude e com a introdução das novas regras do subsídio de desemprego.

Quem trabalhar mais anos paga menos impostos (Diário Económico) No dia em que José Sócrates presidiu à cerimónia de assinatura do acordo para a Segurança Social, foram conhecidas mais medidas do Executivo. Por um lado, baixam as contribuições de trabalhadores e patrões no caso do emprego de pessoas com mais de 65 anos e 40 de carreira

Custo das taxas moderadoras duplica em 2007 (Diário Económico) Os pagamentos dos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem praticamente duplicar já a partir de 2007, por via da actualização do custo das taxas moderadoras e da criação das novas taxas de utilização. O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Saúde, no Parlamento.

Anacom dá seis meses à Sonaecom para se desfazer das licenças móveis (Público) Paulo Azevedo prefere vender as licenças a devolvê-las, mas a palavra final sobre esta matéria será da Anacom. Está ainda por esclarecer se a devolução da licença de UMTS, que custou 100 milhões, será gratuita ou não.

Repsol avança em Sines no terceiro trimestre de 2007 (Público) O projecto da Repsol para o complexo petroquímico de Sines, que vai permitir duplicar a produção da fábrica e transformá-la numa das mais sofisticadas da Europa, arranca no terceiro trimestre de 2007, anunciou ontem o ministro da Economia.

Utentes vão pagar o dobro em taxas (Diário de Notícias) O Ministério da Saúde vai quase duplicar as receitas provenientes das taxas moderadoras cobradas aos utentes no próximo ano, o que será feito através da criação das taxas de utilização - valores que passarão a ser cobrados para internamentos e cirurgias de ambulatório. Contas feitas, Correia de Campos quer arrecadar 16 milhões de euros.

Trabalhadores da Galp exigem prémio "extraordinário" e ameaçam com greve (Diário de Notícias) Os representantes da Comissão de Trabalhadores (CT) da Galp estiveram ontem reunidos com o secretário de Estado da Indústria e Inovação, Castro Guerra, para darem conhecimento das suas reivindicações e preocupações relativamente à empresa e da intenção de avançarem para a greve, caso o presidente do conselho de administração da empresa, Murteira Nabo, não os receba no dia 12, disse ao DN o porta-voz da CT, Hugo Bastos.

Publicidade
C•Studio