Revista de imprensa diária
Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Fracasso na reestruturação da energia abre «feridas» entre Governo e Talone (Jornal de Negócios) O actual Governo, liderado por Santana Lopes, e o presidente da EDP, João Talone, estão em rota de colisão por não concordarem com a estratégia da eléctrica no processo de reestruturação do sector energético.
Finanças não perdoam IRS à selecção de futebol (Jornal de Negócios) O Ministério das Finanças e da Administração Pública não isentou de IRS os prémios pagos à equipa nacional que se classificou na segunda posição do campeonato da Europa de futebol disputada este ano em Portugal.
BPI é o melhor classificado para ‘adviser’ financeiro (Diário Económico) O consórcio composto pelo BPI, UBS e Morgan Stanley foi o que obteve a melhor classificação na fase de pré-qualificação do concurso para a consultoria financeira do projecto TGV. Entre nove candidaturas, cinco passarão à fase final e o factor preço será o mais decisivo para a escolha do vencedor.
Fortis notifica Bruxelas sobre parceria com BCP (Diário Económico) O BCP e o Fortis só esta semana entregaram em Bruxelas a notificação final sobre a intenção de estabelecerem uma parceria para o ‘bancassurance’, mais de quatro meses depois do anúncio da ‘joint-venture’.
Austríacos vencem concurso para blindados do Exército (Público) O consórcio austríaco Steyr-Daimler-Puch foi o vencedor do concurso que irá fornecer ao exército e à marinha português 260 blindados com rodas, viaturas que serão parcialmente construídas nas antigas instalações da Bombardier, na Amadadora, e que irão substituir as velhas "chaimites" já a partir de 2006.
CMVM dá cinco dias ao BPI para resolver «caso» EDP (Público) A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) determinou na passada terça-feira que o Banco Português de Investimento (BPI) terá de encontrar no prazo de cinco dias úteis uma solução que satisfaça o interesse dos clientes para quem o banco "adquiriu" acções da Energias de Portugal (EDP) no âmbito do último aumento de capital social sem seu conhecimento. Também o Banco de Portugal está atento a esta situação, tendo recebido já explicações do BPI.
Combate à lavagem de dinheiro alarga deveres da banca (Diário de Notícias) A União Europeia já tem uma nova legislação para o combate ao branqueamento de capitais. O Conselho de Ministros da Economia e Finanças (Ecofin) aprovou esta semana o diploma em discussão, que passa a incluir explicitamente o financiamento do terrorismo na definição de lavagem de dinheiro.
Mais lidas