pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária

22 de Novembro de 2007 às 07:48

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária

João Pereira Coutinho já está a tomar posição na PT Multimedia (Jornal de Negócios)João Pereira Coutinho já está a comprar acções da PT Multimedia. O empresário aproveitou a descida das cotações e avançou para a tomada de posição numa empresa que está a estudar há vários meses, mas que até aqui considerava estar demasiado cara.

Espanhóis da Abertis reforçam na Brisa à revelia do Grupo Mello (Jornal de Negócios)A Abertis, concessionária espanhola de auto-estradas, reforçou a sua posição na Brisa para quase 15%, à revelia do Grupo José de Mello, principal accionista da empresa portuguesa, com 30,5% do capital.

BCP quer Pinhal como CEO para aceitar fusão (Diário Económico) Filipe Pinhal lançou a bomba: “o acordo pode ser anunciado a qualquer momento.” Amanhã o BCP reúne-se, mas não é pacífico que o BPI remeta Ulrich para nº 2 de Pinhal, como quer o BCP.

Abertis ataca Brisa e já terá 18% do capital (Diário Económico) A empresa portuguesa não tem conhecimento formal da ofensiva da empresa espanhola, mas o mercado acredita que o ataque é real. A Abertis, detentora de 10% da Brisa e sua segunda maior accionista em simultâneo com a Babcock&Brown, reforçou na concessionária portuguesa e estará perto de atingir os 20%.

Convergência fixo-móvel vai pressionar PT a rescindir com quadros superiores (Público) A Portugal Telecom (PT) vai passar a fazer mais pressão para a saída de trabalhadores com formação académica e quadros superiores, com o aprofundar da convergência fixo--móvel e a necessidade de apertar os custos. A convergência é uma tendência do sector que irá afectar um grupo profissional com uma dimensão elevada dentro da PT: supera os 3000 trabalhadores, ou seja, quase 50 por cento do total da instituição, que após a cisão da PT Multimédia passou a contar com 7000 colaboradores. .

Provedoria arrasa sistema de penhoras do fisco (Público) Contas bancárias totalmente congeladas em resultado de penhoras fiscais independentemente do valor da dívida; penhoras de vencimentos e de ordenados que ultrapassam os limites estabelecidos na lei; liquidação de juros de mora, umas vezes por excesso, outras por defeito; cativação de reembolsos de IRS sem que estejam esgotados os meios de defesa dos contribuintes; situações em que são os contribuintes a avisarem os serviços de finanças de que impugnaram as liquidações que lhes foram efectuadas; e penhoras efectuadas depois de ultrapassado o prazo de prescrição das eventuais dívidas fiscais.

Grandes linhas da fusão BCP/BPI já foram acordadas (Diário de Notícias) O acordo de fusão entre o Banco Comercial Português (BCP) e o Banco BPI está para breve. Fontes accionistas contactadas pelo DN garantiram que o acordo estaria já alcançado nas suas grandes linhas. Os dois bancos terão já concordado a relação de troca de acções, a definição de quem ficará com a gestão executiva do futuro banco e qual a instituição integrante.

Lei de licenciamento comercial menos burocrática e mais rápida (Diário de Notícias) O processo de abertura de centros comerciais ou grandes lojas vai ser mais simples e mais rápido. No anteprojecto da nova lei do licenciamento comercial - ao qual o DN teve acesso -, o Governo reduz os prazos de resposta, possibilita a apresentação de projectos em qualquer altura do ano (em vez das anteriores fases) e privilegia empresas que ofereçam qualidade de emprego e que tenham eficiência energética.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio