pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa económica

Resumo das principais notícias económicas do dia

07 de Julho de 2008 às 07:35

Quem quer vender a casa está a reduzir o preço em 15% (Jornal de Negócios) Os portugueses que põem as suas casas à venda estão a pedir em média preços cerca de 15% mais altos do que aqueles pelos quais conseguem fechar negócio.

Lisboa com a maior série de quedas dos últimos dez anos (Jornal de Negócios) A bolsa portuguesa tarda em dar sinais de recuperação. As quedas sucedem-se e estendem a dimensão das perdas no mercado de capitais. Há oito semanas consecutivas que o índice principal não consegue valorizar, nesta que é já a maior série de descidas semanais dos últimos dez anos.

Empresários temem final de ano ainda pior (Diário Económico) O Diário Económico questionou os empresários sobre as expectativas para a segunda metade do ano. E as respostas foram unânimes no pessimismo: Ainda vai ser pior.

Angola ameaça com novas retaliações contra BPI (Diário Económico) A Sonangol quer comprar 49,9% do Banco de Fomento de Angola, propriedade do BPI, a um preço próximo do que o primeiro valia em 1996. Se até Agosto não houver um sinal de cedência por parte do BPI, Luanda ameaça retaliar.

Chefe da secreta angolana compra vinhas no Douro (Público) O general Hélder Vieira Dias, “Kopelipa”, pagou um milhão de euros por duas áreas no Douro para produzir vinho e exportar.

Sinais exteriores de riqueza não têm controlo automático pelo fisco (Público) A administração fiscal não cruza a informação que possui no sistema informático e que lhe permitiria detectar automaticamente as discrepâncias entre as declarações de rendimentos e os sinais exteriores de riqueza, soube o Público junto de responsáveis da administração fiscal. A forma de detecção apenas ocorre no âmbito de acções inspectivas.

Despedimentos colectivos aumentaram 6% até Abril (Diário de Notícias) No primeiro quadrimestre deste ano, 41 empresas dispensaram 819 trabalhadores por despedimento colectivo. Mais preocupante do que a subida homóloga de 6% são os processos que ainda estão a decorrer e que deverão afectar, ainda este ano, mais de 1600 pessoas.

Bruxelas quer baixar IVA para 5% na restauração (Diário de Notícias) A Comissão Europeia vai propor hoje, em Bruxelas, a descida do IVA para a taxa mínima de 5% na restauração, alguns serviços de trabalho intensivo e nos produtos de higiene absorventes, incluindo as fraldas de bebé.

Lista negra nos telemóveis (Correio da Manhã) A TMN, a Vodafone e a Optimus vão receber, até ao final do mês, luz verde para a criação de listas negras de clientes que não pagam as suas contas de telemóvel. É uma maneira de as operadoras se precaverem contra o progressivo aumento das dívidas, que ascendem a dezenas de milhões de euros, o que obriga as empresas a fazerem provisões nas suas contas para combater os caloteiros.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio